Vitrine Tecnológica em Horticultura em Três Lagoas

"/>
Agricultura | Com Prefeitura de Três Lagoas | 19/02/2020 10h40

Vitrine Tecnológica em Horticultura em Três Lagoas

Compartilhe:

Com apoio do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – por meio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (AtEG) em Horticultura, o Sindicato Rural de Três Lagoas inaugurou no início de fevereiro de 2020 a Vitrine Tecnológica em Horticultura, inédita na região leste do Estado.

O espaço de 575 metros quadrados possuí canteiros para o plantio de nove espécies de vegetais, três espécies de folhagens, frutas, ervas medicinais e temperos. Haverá também a produção de mudas. Temas como hidroponia, mulching, fertiirrigação, cultivo em vasos, cultivo suspenso, controle biológico, adubagem, uso de sombrites, preparo do solo, aplicação de insumos e outros também serão trabalhados.

Para a supervisora do AtEG em Horticultura Andressa Aparecida Rodrigues de Melo, a iniciativa traz novas perspectivas de atuação aos produtores rurais locais. “A Vitrine possui três objetivos principais que são a demonstração de um novo setor a ser explorado na região, a possibilidade do ensino prático aos estudantes do SENAR e da AEMS – nossa faculdade parceira – e finalmente a demonstração de novas tecnologias do setor”, explica.

O presidente do Sindicato Rural, Ivan Carrato Junior também considera a Vitrine Tecnológica um importante passo na formação de uma nova cadeia produtiva regional. “Três Lagoas ainda é muito carente na produção de hortifrúti. Chegou a hora de mudarmos isso e estimularmos os produtores à abastecerem o mercado regional, que possui uma demanda crescente”, alerta.

A supervisora disse ainda que a Vitrine possibilitará uma quebra de paradigmas. “Muita gente desiste do cultivo de folhagens ou das frutas, por exemplo, por causa do clima quente na região. Só que o uso das ferramentas corretas prova que é possível investir nestas culturas. Com o manejo correto, os horticultores aprendem a economizar água, energia e insumos e descobrem a viabilidade que tanto procuram”, finaliza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS