Agronegócio | Com Abrapa | 25/08/2016 15h49

Abrapa participa do lançamento do Plano Agro +

Compartilhe:

Foi lançado na manhã desta quarta-feira (24), o Plano Agro + que tem como foco o aumento de eficiência e redução da burocracia no agronegócio brasileiro. Marcio Portocarrero, diretor executivo, e Júlio Cézar Busato, vice-presidente, representaram a Abrapa na solenidade de que contou com a presença do presidente em exercício, Michel Temer, deputados e demais empresários do setor que lotaram o salão do Palácio do Planalto e aplaudiram a medida criada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para Júlio Cézar Busato, o Agro + representa um avanço para o Brasil. “Com certeza será de grande ajuda para a cadeia produtiva do algodão, principalmente na diminuição dos prazos de entrega de produto. Assim, ganharemos mais competitividade para fazer frente a outros países também produtores de algodão”, comemora.

De acordo com Busato, a cadeia produtiva do algodão aumentou significativamente nos últimos anos e o setor público precisa continuar acompanhando de perto, eliminando medidas ultrapassadas e desnecessárias. “Hoje, foi dado um grande passo para a agricultura brasileira. O Ministro Blairo Maggi e sua equipe estão de parabéns esperamos que outros ministérios adotem medidas similares para desburocratizar a cadeia do agronegócio”, conclui.

As medidas do Plano serão colocadas em prática imediatamente e entre elas estão o fim da reinspeção em portos e carregamentos vindos de unidades com Serviço de Inspeção Federal (SIF), revisão de regras de certificação fitossanitárias e lançamento do sistema de rótulos e produtos de origem animal.

“Quero que o Agro + se consolide como um exemplo de eficiência para a agricultura, estimulando ainda mais o desenvolvimento do nosso País”, espera o presidente interino Michel Temer. O Ministro Blairo Maggi afirmou que a eliminação de entraves no setor privado e no governo devem ter um ganho de eficiência estimado em R$ 1 bilhão ao ano. “Não podemos continuar perdendo o controle para a burocracia. É sempre bom voltar atrás e retirar de pauta os procedimentos que não servem mais, por isso, lutamos por um Brasil mais simples para quem produz e mais forte para competir”, afirma.

O plano será ampliado em 60 e em 120 dias, quando novas normas e processos deverão ser simplificados.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS