Agronegócio | Agrolink | 02/08/2018 11h44

Brasil importa 26% mais em junho, aponta levantamento

Compartilhe:

O volume de fertilizantes importados pelo Brasil no mês de junho de 2018 foi de 1,9 milhão de toneladas. É o que aponta levantamento realizado pelo Portal GlobalFert. O resultado representa um aumento de 26% em relação ao mês de maio deste ano, quando foram importadas 1,5 milhão de toneladas de fertilizantes.

“A importação de fertilizantes nitrogenados teve uma queda de 16%, fosfatados um aumento de 64%, e de Cloreto de Potássio teve um aumento de 54% respectivamente, entre junho e maio”, destaca o relatório da Equipe GlobalFert.

Entre os desembarques, o principal porto de entrada de fertilizantes em junho foi o Porto de Paranaguá (estado do Paraná) que foi responsável por nada menos que 38% do total de importações de fertilizantes. O segundo maior porto importador de fertilizantes no mês foi o Porto de Santos (estado de São Paulo) com 14%, seguido pelo Porto de Rio Grande (estado do Rio Grande do Sul), com 11% do volume.

PREÇO

Ainda de acordo com levantamento do GlobalFert, o preço da Cloreto de Potássio importado em dólar, foi US$ 312/ton CFR em junho, aumento de 2,72% em relação a maio. Em comparação ao mesmo período de 2017, o preço do insumo está 15% maior.

“Há expectativa de aumento dos preços de Cloreto de Potássio no mercado devido à oferta restrita do produto. As grandes empresas exportadoras estão com pouco estoque disponível para venda. A Canpotex anunciou no início do mês que já alocou seu volume de vendas até outubro. Além disso, as empresas Belaruskali e Uralkali, grandes players do mercado, irão iniciar manutenções nesse mês, uma tentativa de reduzir ainda mais a oferta do produto, forçando elevação do preço”, conclui GlobalFert.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS