Agronegócio | Agrolink | 24/07/2018 09h13

Preço da soja em baixa no Brasil, avalia consultoria

Compartilhe:

As cotações da soja tiveram na última segunda-feira (23.07) um dia de perdas no mercado físico brasileiro, apesar da alta do Dólar (0,24%) e dos prêmios (12,82%), que não foram suficiente para compensar a baixa alta de 0,23% em Chicago. De acordo com os índices do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), apurados junto aos diversos participantes do mercado, o preço de exportação desceu 0,75%, enquanto o do mercado interno caiu 0,39%.

Segundo destaca o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica, os preços da soja brasileira caíram para a média de R$ 88,23/saca nos portos. Já nos postos das principais praças do interior do País a mesma saca atingiu uma média de R$ 82,37.

“Com as quedas, os vendedores se retraíram e o mercado não andou no mesmo volume costumeiro. O principal fator desta queda a afetar Chicago foi o cancelamento de 165.000 toneladas de soja para a China, somado ao pedido de falência da chinesa Sunrise, que expôs o problema de crédito vivido pelas empresas do país”, explica o especialista.

De acordo com Pacheco, em tese isto deveria aumentar a procura por soja brasileira e, por isso, os prêmios para entrega imediata subiram 25 cents/bushel nos portos (caíram para setembro em diante). “No entanto, isso não fez os preços internos subirem. Além disso, o clima a curto prazo está favorável à produção de soja nos EUA, embora ainda haja possibilidade de falta de chuvas a médio prazo”, conclui o analista da T&F Consultoria Agroeconômica.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS