Agronegócio | Agrolink | 17/01/2018 10h28

Soja sobe nos portos e cai no interior, aponta consultoria

Compartilhe:

As cotações da soja tiveram na terça-feira (16) um dia de movimentos mistos nos preços do mercado físico brasileiro, com influência da Bolsa de Chicago (CBOT) apenas nos portos. De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, em média os preços subiram 0,55% nos portos, mas desceram e 0,68% no interior.

 

O analista da T&F Luiz Fernando Pacheco aponta que a alta nos portos foi devida à alta de 7,50cents/bushel em Chicago, mais a alta de 0,58% no dólar, o que acabou elevando os preços de exportação no Brasil. Já os prêmios nos portos brasileiros permaneceram inalterados, nesta terça-feira.

 

“No interior do país, mostrando o descolamento da exportação, os preços caíram 0,68%, atribuída à apatia das empresas que não aumentaram os seus preços, mesmo com a alta da exportação, porque os seus produtos (farelo e óleo), são apenas parcialmente exportados, de modo que não estão alinhados com o que ocorre no exterior, ficando mais ao sabor da demanda interna, que está calma”, afirma Pacheco.

 

Fundamentos

 

De acordo com previsões atualizadas divulgadas pela Consultoria AgResource, os mapas agora se mostram com chuvas se concentrando sobre o Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e São Paulo, norte de Santa Catarina e o noroeste do Mato Grosso: “A retração das chuvas sobre o Centro e Nordeste do país não traz grandes preocupações, uma vez que as chuvas têm sido generosas desde novembro, para a maioria desta região sojicultora. Além do mais, índices pluviométricos acima dos 30 mm acumulados em 5 dias deverão voltar a regar tais áreas a partir do dia 24 de janeiro”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS