Agropecuária | Com Famasul | 23/05/2018 09h35

Expotrês 2018: Mauricio Saito participa da abertura e destaca potencial produtivo da região

Compartilhe:

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, participou nessa segunda-feira (21) solenidade de abertura da 41ª Expotrês, no Sindicato Rural de Três Lagoas, realizada no Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza. O evento reuniu presidentes de sindicatos rurais, produtores da região e autoridades.

Na cerimônia, Saito destacou as potencialidades do setor produtivo no estado, reforçando que Três Lagoas ocupa o 5º lugar no ranking estadual no número de rebanho, com 662 mil cabeças. “Nós temos uma vocação agropecuária bastante intensa, sendo referência na produção de carne, com pecuária pujante e de qualidade. Nos últimos 20 anos, houve manutenção no número de rebanho e incremento de produtividade superior a 31%, demonstrando claramente a eficiência dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul”.

O presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Ivan Carrato Junior, agradeceu a presença de todos os participantes, e ressaltou o trabalho da diretoria no fortalecimento dos sindicatos rurais.

“Mauricio Saito é incansável na sua dedicação à Famasul e ao Senar/MS, instituições que levam aos nossos produtores o que tem de melhor na tecnologia, prestação de serviço e na ajuda a todos os sindicatos rurais de MS”, diz.

Além disso, Carrato reforçou a unidade das entidades em prol da produção com qualidade e na satisfação do mercado consumidor. “Graças ao esforço dos sindicatos rurais, com extremo apoio da Famasul e do Senar/MS, conseguimos um corpo técnico estabelecido no município, formando o SEATeG – Suporte Especializado em Assistência Técnica e Gerencial, que dará apoio aos programas desenvolvidos nos sistemas de produção de Três Lagoas, na orientação e implantação de tecnologias e melhor gerenciamento da propriedade rural: Mais Inovação, Mais Leite, ATeG Piscicultura, e o programa Hortifrúti Legal, que terá início no mês de junho.”

Além dos cursos de capacitação oferecidos na feira, o Sistema Famasul promove várias ações durante a programação da 41ª Expotrês.

Nesta quarta-feira (23), tem o Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural, durante todo o dia. A ação visa atender produtores e trabalhadores rurais, realizando atendimentos de saúde, consultas e prevenção aos cânceres de próstata, mama, colo do útero e pele. Serão 200 atendimentos com médico urologista, 50 consultas ginecológicas, coletas de exame preventivo e 40 consultas com dermatologista.

Haverá também coleta de sangue para exame PSA (Antígeno Prostático Específico), aferição de pressão, glicemia e teste rápido de HIV e sífilis. O evento conta ainda com recreação para as crianças e distribuição de mudas.

“Agradecemos muito ao Sistema Famasul e ao Sindicato Rural de Três Lagoas por essa parceria com o poder público. Não poderíamos deixar passar a oportunidade de promover a saúde e valorizar o bem-estar das famílias de nossa região, sabendo que muitas delas são responsáveis pelo empreendedorismo no campo” afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Moraes.

Na quinta-feira (24), tem Encontro Jovens da Agropecuária que abordará duas palestras sobre o futuro do agronegócio. Clique aqui e confira a programação do evento.

Participaram da abertura da 41ª Expotrês os presidentes dos sindicatos rurais de Aquidauana, Frederico Stella; de Água Clara, Moacir Reis; Bataguassu, Manoel Agripino; de Brasilândia, Adolfo Cavalhieri; o vice-presidente do Sindicato Rural de Bonito, Marcelo Bertoni; e a supervisora regional do Senar/MS na região Leste, Silmara Gonçalves.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS