Agropecuária | Com Famasul | 18/12/2017 09h46

Famasul estimula a participação dos jovens no setor agro

Compartilhe:

O Sistema Famasul intensificou em 2017 as ações voltadas às novas gerações da agropecuária sul-mato-grossense. Um exemplo é a Comissão Famasul Jovem, que estimula a participação da juventude nas instituições do setor, a formação de novas lideranças e a inserção profissional no segmento.

 

A Comissão promoveu quatro edições do “Encontro Jovens da Agropecuária”. Receberam o evento: Campo Grande, Maracaju (durante o Showtec), Dourados (na Expoagro) e Três Lagoas (em meio a Expotrês). Participaram cerca de 1.200 jovens.

 

No segundo semestre, o Famasul Jovem iniciou o projeto “Grupo Troca de Experiências” (GTE) Temático. Dois encontros reuniu cerca de 100 pessoas.

 

“Esse é um trabalho de formiguinha: tem que ser diário e persistente. A cada ação que realizamos, notamos um envolvimento maior do público, tanto em participar diretamente das ações, como em contribuir com ideias e na organização dos eventos”, comenta a presidente do Famasul Jovem, Roberta Maia.

 

O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, destaca que estimular uma maior participação da juventude no setor é fundamental para a instituição. “Temos trabalhando cada vez mais com a finalidade de abrir novos espaços para que os jovens atuem na representação rural. Essa é uma forma de renovar e oxigenar o setor para que o sistema acompanhe as mudanças sociais e tenha iniciativas atualizadas frente à sociedade”.

 

O trabalho da comissão já começa a dar frutos. Em Três Lagoas, graças a ação de dois membros do Famasul Jovem, foi criado durante o Encontro promovido na Expotrês o Sindicato Rural Jovem.

 

Em Dourados, com a dedicação e foco de outro membro da Comissão, os jovens que participaram do Encontro já estão organizando cursos em parceria com o Senar/MS. Eles também estão se destacando em suas atividades acadêmicas, por meio de parcerias com o Sindicato Rural e o Sistema Famasul.

 

Inserção profissional

 

O Sistema Famasul, por meio do Senar/MS, também concentrou esforços em 2017 para auxiliar a juventude a entrar no mercado de trabalho. Uma das ferramentas utilizadas foi o programa Senar Jovem Rural. A iniciativa possibilitou que uma turma com 13 adolescentes do município de Brasilândia iniciasse, em maio deste ano, o curso de Administração Rural em nível de qualificação profissional básica.

 

O curso tem duração de um ano e conta com 880 horas, distribuídas em aulas teóricas, específicas e prática profissional no monitoramento administrativo dos sistemas de produção de agricultura, bovinocultura de corte e suinocultura.

 

Outra ação nesta área foi o programa Senar Jovem Aprendiz Rural (SEJA). Ele promove, por meio de uma parceria com empresas do setor, a formação técnica profissional de jovens em ocupações relacionadas ao meio rural.


O participante é inserido em uma programação de aprendizado especial, sem prejuízos para a escolaridade formal com horários monitorados, de forma a manter o ritmo de estudos e trabalho adequados a sua idade.

 

Neste ano foi implantada em junho uma turma em Caarapó, onde 10 jovens participam do curso de Mecânica e Manutenção de Tratores. Em Nova Alvorada do Sul, um outro grupo, com 25 pessoas, iniciou em dezembro a capacitação em Administração Rural. Para o próximo ano, empresas de Ponta Porã, Aparecida do Taboado e Sonora, já sinalizaram interesse na parceria para recebem o programa.

 

“Mato Grosso do Sul tem, conforme dados do IBGE, mais de 800 mil habitantes com menos de 20 anos, o que representa 34,2% da população do estado. Nos sentimos responsáveis por essa grande força de trabalho jovem prestes a adentrar no mercado e, por isso, lançamos a capacitação com a proposta de auxiliar a juventude a consolidar o seu processo de desenvolvimento profissional e alcançar uma boa ocupação no cenário econômico estadual nos próximos anos”, destaca o presidente do Sistema Famasul.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS