Água Clara | Com Prefeitura de Água Clara | 11/12/2017 09h55

Novo aplicativo amplia trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde

Compartilhe:

Os agentes comunitários de saúde de Água Clara estarão sendo integrados ao Sistema Informatizado de dados da Rede Pública de Saúde do Município. As fichas que eram preenchidas manualmente em papel estão sendo substituídas por tablets, distribuídas a cada profissional da área.

 

Os equipamentos permitem a integração imediata das informações coletadas em cada visita domiciliar ao banco de dados da Secretaria Municipal de Saúde. Antes deste recurso, os questionários eram preenchidos em folhas de papel e transcritos para os computadores.

 

Os tablets dispõem de cadastro individual dos pacientes, questionário aos usuários da rede pública de saúde, com informações individuais, sociodemográficas e sobre os imóveis em que residem.

 

O sistema permite o preenchimento de ficha completa de visita domiciliar, que visa o acompanhamento especial quanto à situação de saúde em casos de hipertensos, diabéticos, asma, hanseníase, tuberculose, desnutrição, gestantes, recém-nascidos, câncer, uso de álcool ou drogas, entre outras informações.

 

Os dados processados pelos ACS nos tablets são transmitidos diretamente ao sistema informatizados da rede ública de saúde de Água Clara. O advento permite que os profissionais, em cada unidade de saúde, possuam um diagnóstico cada vez mais completo e preciso, com informações esmiuçadas sobre as condições de saúde e moradia do paciente e seu histórico de atendimento. Este diagnóstico busca propiciar um atendimento mais específico e preciso às necessidades de cada usuário.

 

Já a implantação do atendimento com uso do tablet faz Água Clara aderir cada vez mais ao e-SUS AB (sigla para atenção Básica), cumprindo exigência do Ministério da Saúde. O programa objetiva reestruturar os sistemas de informação de saúde e ampliar a atenção básica à população, oferecendo atendimento mais qualificado e prevenindo doenças através de um amplo leque de informações disponibilizadas aos profissionais que atendem na rede pública de cada município.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS