ALEMS | Com Portal do MS | 07/03/2020 07h20

Assembleia Legislativa sediará 2º Seminário Estadual da Água

Compartilhe:

A difusão de um ambiente voltado para a potencialização, conservação e o uso sustentável das bacias hidrográficas dos rios Paraná e Paraguai será o foco principal do 2º Seminário Estadual da Água, que acontece no próximo dia 16 de março, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

O evento, que tem como tema as múltiplas conexões das bacias hidrográficas de Mato Grosso do Sul, vai abordar os aspectos relacionados aos valores ambientais, econômicos, históricos e sociais das bacias dos rios Paraná e Paraguai.

“A Semana Estadual da Água é antes de tudo, uma oportunidade de reunir esforços dos diversos setores da sociedade civil para contribuir com a conservação desse recurso. O seminário certamente ampliará esses debates, contribuindo para a troca de informações sobre o uso múltiplo dos recursos hídricos e para a implantação de novos projetos focados na conscientização e no reaproveitamento da água”, destacou o deputado estadual Renato Câmara (MDB), que é coordenador da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos e o autor do projeto de lei que criou a Semana Estadual da Água, que acontece anualmente de 16 a 22 de março.

A semana tem o objetivo de difundir um ambiente de divulgação e conscientização a respeito do uso múltiplo e reaproveitamento do recurso hídrico, além de premiar iniciativas, projetos e ações inovadores envolvendo o uso racional da água, modelos de reaproveitamento entre outras iniciativas que garantam o acesso e preservação desse recurso.

O Seminário é um projeto elaborado pelo Rotary Club de Campo Grande com o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Água. Conforme o presidente do Rotary Club Campo Grande, Lucimar Lacerda de Melo, o evento está totalmente conectado com o lema do ano rotário 2019/2020, que prevê o desenvolvimento de ações voltadas para o âmbito da saúde e do meio ambiente.

“No ano passado construímos, em parceria com a Assembleia Legislativa, esse projeto tão bacana que resultou na elaboração da Carta da Água. Esse documento foi embasado nas experiências e trocas de informações vivenciadas no 1º Seminário Estadual da Água. Acreditamos que o evento deste ano será tão marcante quanto na primeira edição e que será possível dialogar e estabelecer importantes iniciativas voltadas para a conservação dos recursos hídricos”, destacou o presidente do Rotary.

Já o gerente da unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) em Mundo Novo, professor Leandro Marra, destacou a relevância do seminário e a importância do trabalho de parceria para a consolidação de projetos voltados para a preservação do meio ambiente. “Um evento relacionado à água, na semana do Dia Mundial da Água, nunca havia acontecido no Estado. A primeira edição foi um sucesso e resultou na elaboração da Carta da Água de MS. Este ano, além de todos os apoiadores do evento do ano passado, contamos ainda com o apoio da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, da Itaipu Binacional e outras instituições que certamente vão fortalecer e muito o evento”, destacou.

O seminário é uma realização da Assembleia Legislativa, do Rotary Clube de Campo Grande, Uems e da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos e tem como apoiadores: ABRhidro; Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul); Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul); Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer); Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro); Itaipu Binacional, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ivinhema; Ministério Público Estadual; Secretaria Estadual de Saúde; Comitê de Bacia Hidrográfica Santana e Aporé; Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda; Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul (Crea-MS); Museu de Arqueologia; Escola Estadual Maria Constância Barros Machado; Unigran; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Inscrições

As inscrições para o 2º Seminário Estadual da Água são gratuitas e podem ser feitas através do link https://forms.gle/qL5kTiYD5GiubpKUA.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS