ALEMS | Com Agência Senado | 23/02/2022 10h15

Proposta cria em MS campanha contra a automedicação de animais

Compartilhe:

Mato Grosso do Sul poderá ter uma campanha de conscientização sobre os riscos da automedicação de animais. É o que prevê o Projeto de Lei 32/2022, que começou a tramitar na Assembleia Legislativa. A proposta, de autoria do deputado Lucas de Lima (Solidariedade), foi protocolado nesta terça-feira (22) e deve ser apresentada na próxima sessão plenária.

Conforme o projeto, a campanha objetiva alertar sobre os perigos da automedicação - prática que pode causar a morte do animal -, combater a propagação de informações falsas e estimular as pessoas a levarem seus animais ao veterinário regularmente.

“Se a automedicação é algo extremamente perigoso para os humanos, é ainda maior quando se trata de animais. Cuidar de um animal não é fácil, principalmente nos momentos em que estão doentes”, afirma Lucas de Lima na justificativa do projeto. “O uso indevido de medicamentos pode levar o animal a um quadro de intoxicação, mascarar os sinais clínicos de uma enfermidade mais grave ou ainda piorar o estado do animal, podendo em determinados casos levá-lo à morte”, alerta o parlamentar.

Depois de apresentado, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável quanto à constitucionalidade, será votado nas comissões de mérito e no plenário.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS