ALEMS | Com Agência ALMS | 21/11/2017 09h42

Dia da Consciência Negra é celebrado com entrega de honraria

Compartilhe:

Na noite desta segunda-feira (20), o Poder Legislativo reconheceu mais uma vez a importância dos povos negros para a história do país. A sessão solene em comemoração ao "Dia Nacional da Consciência Negra" foi marcada pela entrega da homenagem do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares, instituída pela Resolução 36/2009, de autoria do proponente da solenidade, deputado Amarildo Cruz (PT).

 

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é a data em que morreu Zumbi dos Palmares, herói negro que se imortalizou por sua luta, pela libertação dos negros escravizados e que representa todas as formas de defesa da paz, da liberdade, da igualdade e do combate ao racismo. “Mais da metade da população brasileira é negra e por isso uma data de referência pela importância no contexto histórico do negro no Brasil. Foram mais de 300 anos de escravidão e temos o dever de elaborar políticas públicas constantes de reparo pelos erros cometidos no passado contra a raça negra. A homenagem funciona como um estímulo aos que trabalham pela igualdade”, destacou o parlamentar.

 

Em nome dos homenageados, a assistente social Sandra Mara Martins dos Santos ressaltou a inserção no mercado de trabalho, do reconhecimento e orgulho do negro pela sua cor. “Considero uma honra receber a homenagem em nome da luta de Zumbi. Nós temos muito a avançar com políticas públicas efetivas que colaboram com nossas conquistas”, comemorou Sandra, que também é membro do Grupo de Mulheres em Ação da Comunidade Tia Eva, em Campo Grande.

 

Durante o evento, a apresentação cultural do ator, poeta e psicólogo, Alguimar Amâncio da Silva, contou a história de Zumbi dos Palmares. Confira os homenageados por deputado:

 

- Amarildo Cruz: Ailton Manoel do Nascimento, André Luis Silva Santos, Nair Santos da Silva Ferreira (Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola Furnas dos Baianos), Clemilson Pereira Medina, Edson Vicente da Cruz, Maria Auxiliadora Fontoura (Escola de Samba Igrejinha), Julyene Nogueira Espíndola (Projeto Diversidade Étnico Racial e Cultural da Escola Estadual Joaquim Murtinho), Carlos Fernando Antônio, Sandra Mara, Inocência Recalde Meaurio (Mãe Inocência), Josélio Alves Raymundo, Joyse Cabreira de Souza, Maria de Fátima Barbosa, Rafael Domingos Fernandes, Tiago Duque e Vilma Leda Moreira.

 

 

- Antonieta Amorim (PMDB): Lúcio Martins da Silva.

- Cabo Almi (PT): Doralino Rosa Carvalho e Ismael Lidio Faustino.

- Felipe Orro (PSDB): Agenor Martinho Corrêa.

- George Takimoto (PDT): Lázaro Bonifácio da Silva.

- Herculano Borges (SD): Leônidas dos Santos Rocha.

- João Grandão (PT): Jaderson Jesus de Souza.

- Mara Caseiro (PSDB): Rosa Maria da Silva.

- Dr. Paulo Siufi (PMDB): Rafael dos Santos Simões.

- Professor Rinaldo (PSDB): Márcia da Silva (Igreja Missionária Comunidade em Cristo)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS