Aparecida do Taboado | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 04/04/2018 11h28

Educação iniciou aplicação do programa PVE

Compartilhe:

A Prefeitura de Aparecida do Taboado consolidou parceria com a Votorantim para a aplicação do programa PVE (Parceria Votorantim pela Educação), que visa a melhoria da educação pública a partir da qualificação de práticas de gestão e da mobilização social de comunidade.

Nesta semana, de 02 a 06 de abril, a Secretaria Municipal de Educação iniciou a aplicação do PVE fazendo reuniões com diretores, coordenadores, funcionários escolares e pessoas da comunidade civil e social, que farão parte da mobilização para a formação do PVE.

Para a formação do PVE estiveram no município: a Mestre em Ciências Sociais e Antropologia, Jaqueline Lima Santos; a coordenadora de projetos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), Mestre em Educação Beatriz Pedro Cortese; e a mobilizadora da Fibria de Três Lagoas, a assistente social Paula Bonfim Dias.

No município, ficou como mobilizadora do PVE a professora Adelair Aparecida Martins Rodrigues; a especialista em Educação, Josefa Braz Hipolyto, está inserida no programa como Apoio Técnico de Gestão; Josygerk de Almeida Lima, coordenadora do Telecentro, atua também como apoio de gestão, juntamente com toda equipe; e Fátima Maria Nunes Ferreira contribui como mobilizadora da Secretaria Municipal de Educação.

Durante a abertura da reunião, a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos, falou sobre a importância da parceria com a Votorantim e agradeceu aos colaboradores. “Quero agradecer a todos que tem empenhado bastante para que esse projeto se tornasse realidade. Estamos acreditando que nós iremos fazer a diferença neste projeto que vem para acrescentar muito. Com certeza as formadoras do PVE têm muito a nos passar e contribuir com a nossa educação. Nós queremos agradecer essa parceria, e agradecer ainda por serem pessoas dedicadas a fazer com que a nossa educação fique cada dia melhor”.

Ao falar sobre o PVE, a formadora Me. Jaqueline Lima explicou a finalidade do programa e como ele será executado no município. “Nós preparamos um processo para explicar o programa. Sabemos que é um consenso da sociedade brasileira quando todo mundo diz que precisa ter uma educação de qualidade, mas os caminhos para atingir essa educação de qualidade dependem do contexto de cada município, das escolas, e das necessidades de cada município”, ressaltou.

O tema central do PVE é “Gestão com foco na aprendizagem”. Ele foi definido por contemplar alguns dos principais desafios de todo gestor na área da educação. Por meio do seu trabalho, o gestor poderá: compreender os indicadores educacionais e de aprendizagem (IDEB, Avaliação Nacional de Alfabetização – ANA, entre outros); identificar problemáticas relacionadas à aprendizagem em sua rede; priorizar foco de atuação e estabelecer plano de ação; e aprimorar competências de gestão escolar e educacional com vistas à garantia da aprendizagem dos alunos.

Com uma mensagem provocadora – “Estar presente faz a diferença” -, o PVE convida gestores públicos de Educação, gestores escolares, educadores, famílias e comunidade a se engajarem na ação que pode mudar a vida de todos os brasileiros.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS