Aparecida do Taboado | Com Fiems | 22/11/2017 10h17

Escola promove atividade para lembrar Dia da Consciência Negra

Compartilhe:

A diferença não está na cor, mas no coração. Com essa frase como norte, a Escola do Sesi de Aparecida do Taboado promove uma atividade diferente para lembrar o Dia da Consciência Negra celebrado na última segunda-feira (20). Os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio realizaram uma peça de teatro e elaboraram um painel com o tema.

 

Segundo a diretora Silvia Lúcia Bernardes Watanabe, o objetivo foi fazer com que os alunos percebessem a importância e a influência social e cultural herdada da cultura da raça negra, bem como levantar a bandeira contra o preconceito ainda existente em pleno século XXI.

 

“Reunimos nossos alunos no pátio, cantamos o Hino Nacional e convidamos o professor de História, Márcio Arcas, para conversar com eles sobre a importância da data no Brasil, fazendo com que eles refletissem sobre a questão dos preconceitos ainda existente”, pontuou Silvia Watanabe.

 

Ela acrescenta que durante a atividade o professor relatou o quanto os negros sofreram quando vieram da África para o Brasil e quantos pagaram com suas vidas a ignorância e valentia de um povo. “Os alunos ouviram atentos esses relatos e temos certeza que farão uma melhor reflexão sobre este dia”, disse.

 

Juntamente com o Ensino Médio, o professor de Filosofia, Devanir Ferreira, planejou a aula para que os alunos fizessem diversas frases e desenhos com intuito de refletirem sobre o preconceito racial, elaborando assim um painel na escola.

 

A professora de Arte, Cristina Gomes, ensaiou com os alunos da 1ª série do Ensino Médio um teatro que foi apresentado a todos os alunos, que retratava uma mulher branca e rica e a outra, descendente de negro e pobre. “Por meio de uma comédia, terminamos o teatro, lendo uma frase bíblica que diz que todos somos iguais”, pontuou.

 

“Apesar do nervosismo, quando vi que a plateia estava rindo com a nossa a apresentação eu me senti muito bem. Espero que todos tenham refletido sobre a peça, pois ela para mim significou muito, adorei”, afirmou a estudante Luiza Autora Pinto, aluna da 1ª série do Ensino Médio.

 

“Foi muito bom, pois eu pude passar para os meus amigos e colegas o que eu realmente acredito, que todos nós somos iguais perante à Deus. E que devemos respeitar todos, não importando a sua cor ou estilo de vida”, completou a estudante Amanda Dias Gonçalves Ramin, aluna da 1ª série do Ensino Médio.

 

Para a estudante Karolyna Michaella Correia da Silva, aluna da 2ª série do Ensino Médio, o teatro realizado em homenagem ao Dia da Consciência Negra trouxe uma abordagem divertida da situação do preconceito no Brasil. “O homem branco mostrava sua situação e suas condições privilegiadas e o negro se mostrava sua situação e suas condições precárias. Com um desfecho nada esperado, a história termina com uma passagem bíblica em que Deus nos ama independente de nossa cor, forma, cabelo ou raça”, analisou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS