Aparecida do Taboado | Com Fiems | 20/05/2019 11h44

Escola promove palestra sobre combate ao abuso sexual

Compartilhe:

Em alusão ao dia 18 de maio, escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, a Escola do Sesi de Aparecida do Taboado promoveu palestra sobre o tema, com o objetivo de conscientizar pais, alunos, professores e instrutores do Senai, que funciona na mesma unidade.

A psicóloga Vanessa Paulino e a gestora da empresa GOU, Natália Moreira, junto com o ex-conselheiro tutelar e instrutor dos cursos de Educação Continuada do Sesi, Reginaldo Bezerra Barbosa, abordaram a importância da conscientização e prevenção contra o abuso.

As apresentações demonstraram características comportamentais de crianças e adolescentes que sofrem ou sofreram algum tipo de violência, exploração ou abuso sexual, e como reagir diante do conhecimento de alguma situação que esteja ocorrendo. Ao final da palestra, os alunos receberam o símbolo da campanha, que é uma flor, para que demonstrem estar alertas e dispostos a ajudar outras pessoas.

“É de suma importância que a escola faça adesão a campanhas como a do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, pois trata-se de um problema relevante que requer mobilização e conscientização da comunidade para que crianças e adolescentes estejam protegidos”, disse a diretora da Escola do Sesi de Aparecida do Tabodo, Silvia Watanabe.

“Este ato horrível, executado por pessoas insanas, pode trazer danos irreparáveis a vítima. É notório quando há alteração em seu comportamento, aversão aos agressores, ou às pessoas. Assim, considero de extrema importância que nossos alunos participem de palestras como estas”, pontuou o instrutor do curso Técnico de Administração do Senai, Carlos Fetti.

“É fundamental abordar este tema com adolescentes, pois são os maiores interessados, afinal muitos estão vivendo essa triste realidade, e são eles que podem ser protagonistas das transformações que almejamos”, acrescentou o palestrante Reginaldo Bezerra Barbosa.

Para os alunos, a palestra foi importante para abordar o tema e conscientizar sobre a questão do abuso. “Foi uma palestra interessante e também muito importante para nós crianças, para irmos aprendendo desde cedo que o abuso sexual não deve ser tratado como coisa comum e para nos alertar se soubermos de algum caso, denunciar ou contar para os pais ou adulto responsável”, considerou Isabela Lima Gotardo, 8º ano.

“A palestra foi muito importante para os adolescentes que passam por essa situação. Muitas vezes eles têm vergonha de se pronunciar, e falar sobre o tema é uma maneira de mostrar aos adolescentes que tem uma maneira de solucionar esses problemas”, concluiu Júlio Yamashita do 1º ano do Ensino Médio.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS