Escolas destacam envolvimento de alunos em conselho

"/>
Aparecida do Taboado | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 21/10/2019 15h54

Escolas destacam envolvimento de alunos no Concurso literário “Pequenos Poetas”

Compartilhe:

Nesta terça-feira, 22, a Prefeitura de Aparecida do Taboado, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, irá realizar, no Centro Cultural e Pedagógico “Professor Agrício José Tolentino”, às 8h (Brasília), o evento de Socialização das Práticas de Mobilização e a finalização do II Concurso Literário de Poesias “Pequenos Poetas”, com o tema “Amigo é Coisa para se guardar no Coração”. Neste ano, participam 51 estudantes, de 11 escolas e 17 turmas.

O Concurso movimentou as escolas participantes e durante visita da equipe da Secretaria Municipal de Educação, todas as unidades destacaram os benefícios do projeto para a aprendizagem, principalmente o envolvimento dos alunos, tanto os participantes quanto os colegas de sala. A iniciativa faz parte do projeto PVE (Parceria pela Valorização da Educação) desenvolvido em Aparecida do Taboado; uma realização do Instituto Votorantim e empresa Suzano, com o apoio do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

As redes Municipal, Estadual, Privada e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) foram envolvidas no projeto. A expectativa para o resultado é sentida nos alunos, diretores, coordenadores, professores e equipes das escolas.

Na Escola Municipal “São Jerônimo”, a professora Liciane Carvalho Parente destacou que a adesão ao Concurso foi muito boa e o desenvolvimento dos alunos foi bastante satisfatório. “Esse concurso está sendo maravilhoso. Eu tinha criança que tinha vergonha de falar, hoje expõe suas ideias com mais facilidade, desenvolveu inclusive na leitura”.

A participação dos alunos e o envolvimento da família chamou bastante atenção da direção da Escola Municipal “João Chama”. “O aproveitamento está sendo ótimo. O projeto foi aderido com bastante vontade e a poesia sobre a amizade fez com que tanto os professores quanto os alunos aderissem com muito gosto, até envolveu os pais e familiares, o que deixou tudo muito mais interessante”, contou a diretora, Vera Lúcia Pereira.

Na Escola Municipal “Cel. João Alves Lara” a direção escolar, professores e toda equipe se disseram cativados com o PVE. “Estamos encantados com os projetos desenvolvidos com o apoio do PVE. Um desses é o Concurso de Poesia, que vem enriquecer ainda mais a Educação de nosso município. A poesia é um texto literário capaz de expressar emoções, sentimentos e subjetividade do ser humano. É uma forma de viver a realidade pelos olhos da fantasia e da imaginação. Estamos muito felizes em ter a oportunidade de participar e em descobrir nossos pequenos poetas”, falou a coordenadora da unidade, Andreia Castro.

De uma maneira especial, a APAE também aderiu ao projeto e traz para o Concurso a importância da inclusão. “Os nossos alunos são muito capazes. Eles são emotivos e carinhosos e acredito que, com esse perfil e com a ajuda da professora, apresentaremos um bom trabalho”, destacou Ângela Vieira, diretora da APAE.

A professora Dionília Maria Alves explicou que para incluí-los foi realizado um trabalho diferenciado em sala de aula, sendo apresentado um filme sobre o que é uma poesia. “Como os nossos alunos tem muita dificuldade de aprendizagem, fizemos atividades diferenciadas para fazer a construção da poesia”.

A diretora da Escola Municipal “João Luiz Pereira”, Alaides Fernandes, enfatizou que o PVE possibilitou diversas mudanças comportamentais nos alunos. “Mudou muita coisa. Eu notei que todas as crianças que não estavam interessadas começaram a participar. Trouxemos a escritora Maria Mendes para incentivá-los na criação da poesia. Eles estão com mais responsabilidade e envolvidos. Este projeto veio na hora certa. O projeto melhorou muito também na questão da leitura. Nós temos uma sala de leitura aqui na escola e agora está sendo mais frequentada. As crianças tomaram gosto pela leitura”, afirmou.

É com muito orgulho que a Escola Estadual "Frei Vital de Garibaldi" diz participar do II Concurso de Poesias "Pequenos Poetas". A diretora Maria Aparecida Ferreira Garcia considera de “suma importância o incentivo à leitura e escrita” e parabeniza os organizadores e todos os estudantes que participam do projeto.

Na Escola Municipal “Professor Jesus José de Souza”, as professoras Rossiley Gomes Queiroz e Janete Rodrigues Claudino frisaram que a implantação do PVE fez com que os alunos ficassem mais dedicados à leitura e escrita. “Os alunos estão mais atentos e dedicados à leitura. Com o PVE o interesse pela escrita melhorou e estamos otimistas com o resultado final”, afirmaram.

O diretor da Escola Estadual Georgina Oliveira Rocha, Jadir Alves Moreira, ressaltou a dedicação dos estudantes na elaboração da poesia para o Concurso. “A gente percebeu muito o empenho e a dedicação dos alunos. Como em todo o concurso que eles entram, entram para querer ganhar e estão muito comprometidos para isso. A expectativa por um bom resultado é grande”, falou.

A coordenadora da Escola Estadual “Ernesto Rodrigues”, Mara Lúcia Oliveira de Queiroz, contou que a participação dos alunos foi bastante produtiva. “Essa iniciativa para mim foi impar, porque a gente descobre talentos quando vai produzir as redações. Além de estimular a escrita, o tema também incita o respeito aos colegas e induz a reflexão: que amigo é para se guardar no coração”.

No SESI, a professora Élida Aparecida Fagundes da Silva Santos elogiou o tema do Concurso e enfatizou a interação de seus alunos. “O tema é muito interessante e muito fácil de ser falado, porque aborda sobre a amizade. Eles escreveram muito bem e me surpreenderam bastante. Estamos confiantes com o resultado, temos grandes talentos aqui”, disse.

A diretora do SESI, Silvia Watanabe, destacou que o Concurso reforça a aprendizagem oferecida pela unidade. “Fiquei imensamente feliz em oportunizar os nossos alunos, até porque a gente trabalha também com a produção de nossos livros e teremos também momento de entrega e confecções de poesias. Este concurso veio a calhar justamente com a ação da Prefeitura”, contou.

Na Escola Objetivo os alunos também foram bastante elogiados pela direção. Segundo a coordenadora, Izamara Neves, os estudantes decorreram muito bem sobre o tema amizade e estão confiantes com a classificação no concurso. “Estamos animados em participar, as famílias estão empenhadas em ir assistir ao final deste projeto e os alunos estão bem engajados e esperançosos que possam ser campeões. Os nossos alunos são muito dedicados e isso só reforça a possibilidade de um bom resultado”.

A fase de entrega das poesias encerrou no dia 30 de setembro. De 01 a 10 de outubro o Comitê Avaliador escolheu as melhores. Todas as poesias foram avaliadas sem a possibilidade de nenhuma identificação da escola ou do aluno.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS