Aparecida do Taboado | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 28/03/2018 09h46

Leitura dramática “Uma moça da cidade” foi apresentada

Compartilhe:

A Prefeitura de Aparecida do Taboado promoveu, em parceria com a Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, a apresentação da leitura dramática da peça “Uma Moça da Cidade”, do grupo UBU de Artes Cênicas de Campo Grande/MS. O evento teve entrada franca e ocorreu na terça-feira, 27, às 20h (BR), no Centro Cultural e Pedagógico “Professor Agrício José Tolentino”.

A direção do espetáculo é de Anderson Bosch. “Uma Moça da Cidade” conta a saga de Ambrosina em busca do amor e aventuras de uma adolescente dos anos 50 na cidade grande. Remonta o Estado na década de 50 e ilustra recantos e acontecimentos de uma Campo Grande prosaica e festiva, e um diferencial da peça é que os três atores se alternam no papel principal.

Ambrosina, uma personagem carismática e sonhadora, nasceu para homenagear a avó e a mãe do autor, as senhoras Angelina e Adir Lélis Bernardes e assim também perpetuar a simples, porém magnífica existência da cidade de Baianópolis de apelido “Pequi”, interior de MT, hoje MS.

O espetáculo “Uma moça da cidade” foi montado pela primeira vez em 2001, por meio do prêmio “Encena Brasil”, da Funarte. Já ganhou diversas montagens pelo país e completou sua 6ª montagem, sob a direção do próprio Anderson, que ainda divide o palco com os atores Fagner Saraiva e Douglas Moreira.

O diretor, Anderson Bosh, explicou como funciona a leitura dramática aos presentes e contou que terá um segundo momento. “A gente veio dessa primeira vez com a leitura, para estimular a leitura das crianças lerem e verem o mundo de outra forma, e quem sabe a gente mude esse mundo. Em maio a gente volta, através da prefeitura, com o espetáculo completo e todas as leituras possíveis”.

Ronaldo Souza, diretor de Cultura, reiterou que o espetáculo de leitura dramática trazido para o município teve a colaboração do vereador Moisés Chama, que indicou o trabalho do grupo UBU há quatro meses, tendo a prefeitura ficado responsável por conseguir incentivos da Fundação de Turismo para que ele ocorresse.

Durante a abertura, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos, representou o prefeito Robinho Samara que não pôde estar presente por compromissos de agenda anteriormente agendados. Ela agradeceu a parceria com a Fundação de Cultura e a presença da população que foi prestigiar. “É de imensa alegria para nós trazer cultura para todos. Eu quero agradecer a presença de todos que vieram acolher o grupo UBU e esperamos que no segundo momento consigamos trazer mais público para assistir ao espetáculo. Agradecemos também ao vereador Moisés, que sempre abraçou a cultura, e se empenhou junto à Diretoria de Cultura para que fizéssemos este momento”, disse.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS