Prefeitura atendeu 550 homens durante “Novembro Azul”

"/>
Aparecida do Taboado | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 03/12/2018 20h05

Prefeitura atendeu 550 homens durante “Novembro Azul”

Compartilhe:

A campanha “Novembro Azul”, de prevenção ao câncer de próstata, foi desenvolvida durante todo o mês de novembro pela Prefeitura de Aparecida do Taboado, por intermédio da Secretaria de Saúde, através da Rede de Atenção Básica e Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (NASF), em parceria com o laboratório LABPAR. Neste ano 550 homens foram atendidos.

O “Dia D” ocorreu no dia 29 de novembro, às 19h, na UBS “Manoel Rodrigues da Silva” (Postão). Os exames foram direcionados para homens com idade acima de acima de 45 anos, com fatores de risco, ou acima de 50 anos, sem fatores de risco. Durante a campanha foram desenvolvidas palestras e orientações nas unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família), além de exames PSA feitos no laboratório LABPAR.

O PSA é um exame de sangue que serve para diagnosticar alterações na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata. Segundo Márcio Garcia Galdino, secretário de Saúde, todas as equipes das unidades foram envolvidas para a ação do “Dia D” em horário especial para atender os trabalhadores de fábricas e os que não podiam participar em horário comercial. “A campanha foi estendida durante todo o mês pelas unidades de saúde fazendo cadastro e hoje ela está sendo ampliada para essas pessoas que trabalham e que não tem condições de fazer durante o seu dia a dia”.

O secretário explicou ainda que a Prefeitura de Aparecida do Taboado, através da Secretaria de Saúde, em seu setor de Regulação, já realiza mensalmente cerca de 60 exames, conforme demanda de pedidos médicos e necessidade da população.

Cíntia Lalucci, coordenadora da Rede de Atenção Básica, agradeceu a participação do público-alvo. “Nós conseguimos realizar coleta de um número grande de pacientes de exame de próstata, de PSA. Foram 400 exames, através da parceria com o laboratório LABPAR, e através da secretaria de Saúde, por intermédio do laboratório central do CEM [Centro de Especialidades Médicas] a gente finalizou em média 150 exames”, contou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS