Aparecida do Taboado | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 25/10/2017 14h00

Prefeitura cria programa “Um Novo Olhar” para zerar demanda de cirurgias de catarata

Compartilhe:

Com o intuito de zerar com a demanda de cirurgias eletivas de catarata, a Prefeitura de Aparecida do Taboado iniciou, no último dia 13 de outubro, o programa “Um Novo Olhar”.

De acordo com o secretário de Saúde, Márcio Garcia Galdino, para lançar o programa foi realizado um cadastro de cidadãos acima de 50 anos que necessitam da intervenção cirúrgica nos olhos. Inicialmente, 28 pessoas que estavam no cadastro passaram pelo atendimento e posteriormente serão avaliadas em um retorno. As cirurgias estão sendo realizadas na FESAT (Fundação Estatal de Saúde).

Na manhã de sábado, 21, mais cidadãos foram operados. Os atendimentos foram acompanhados pelo prefeito Robinho Samara, secretário de Saúde e vereador José de Matos (Zezão PT). “Além de zerar com a demanda, o nosso objetivo é oferecer para estas pessoas a oportunidade de voltar a enxergar melhor. Estamos contentes com o bom resultado que está tendo este programa”, afirmou o prefeito.

A Secretaria Municipal de Saúde informa às pessoas que tiver com diagnóstico de médicos particulares e queiram entrar no programa do Município para que procurem a unidade de ESF (Estratégia de Saúde da Família) de seu bairro, com os documentos pessoais (RG, CPF e cartão SUS) e cartão da unidade. A equipe da ESF irá fazer a orientação para participar do processo.

Aos cidadãos acima de 50 anos que não passaram por avaliação oftalmológica, mas suspeitam terem catarata, a Prefeitura oferecerá uma análise de um médico oftalmologista, no dia 28 de outubro, a partir das 08h, na Unidade Básica De Saúde “Manoel Rodrigues da Silva” (Postão). Para participar desta análise é preciso que antes os interessados passem pelo atendimento da Unidade de Saúde de seu bairro.

Após a análise, as pessoas que forem identificadas com cataratas irão realizar a cirurgia em um período máximo de 30 dias. “O programa surgiu da demanda que a gente tem, existiam 28 pessoas na fila de espera e resolvemos ampliar essa fila para realizar a cirurgia das pessoas que necessitassem”, explicou Márcio.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS