Aparecida do Taboado | Com Mariele Machado | 25/09/2016 18h00

Sindicato Rural promoveu curso de “Implantação e Manejo Básico de Horta” na Escola João Chama

Compartilhe:

Elaborar um projeto para enriquecer o preparo da merenda escolar e ainda esclarecer estudantes e responsáveis sobre a importância de consumir alimentos saudáveis. Esse foi o objetivo do curso de “Implantação e Manejo Básico de Horta”, oferecido pelo Sindicato Rural em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –SENAR/MS, para professores, coordenadores e pais de alunos da Escola Municipal João Chama.

A instrutora do SENAR e engenheira agrônoma, Tainara Ferreira, informou que o curso faz parte do programa Agrinho que é especifico para as escolas do Mato Grosso do Sul, sendopúblicos-alvo da capacitação professores, coordenadores, pais, diretores e funcionários. “No primeiro momento foi passada uma aula teórica para os alunos a respeito de plantio, adubação e tratos culturais. Em seguida, foram preparados os canteiros, a adubação da terra, e o plantio de algumas hortaliças entre elas alface, rúcula, tomate, couve e pimenta, que serão utilizados na merenda dos alunos da escola”.

Tainara explicou Aparecida do Taboado foi a primeira cidade do Estado que recebeu o curso de agricultura urbana, que tem o objetivo de incentivar a população a utilizar pequenos espaços em suas residências para plantar algum tipo de hortaliça. “Com esse curso as pessoas têm a chance de produzir seu próprio alimento de forma segura. Nesse primeiro momento estamos incentivando as crianças a valorizar os alimentos que elas mesmas produzem”, destacou.

A coordenadora Pedagógica da Escola Municipal João Chama, Vera Lucia Pereira, informou que foram realizados seis canteiros, com aproximadamente 40 covas com hortaliças. “Vamos fazer a manutenção dessa horta que será mantida pelos professores e alunos da escola. E daqui uns 40 dias essas hortaliças já estarão prontas para fazer parte da alimentação dos 450 alunos”.

Vera Lúcia explicou que na escola estão sendo desenvolvidos dois projetos, sendo eles: o Agrinho e o Educanvisa, em ambos está sendo trabalhada a alimentação saudável. “Com esse curso tivemos a oportunidade de colocar em loco para os alunos como fazer uma horta, agora eles iram contribuir na manutenção e poderão ver de perto essas hortaliças crescendo e como elas vão fazer parte da merenda escolar”, destacou. “Os alunos ficaram encantados com os preparativos da horta e estão ansiosos para ajudar, e, principalmente comer o que está sendo produzido na escola”.

Agrinho

O Agrinho é um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do sul (FAMASUL), desenvolvido em parceria com o Governo Estadual e com as Prefeituras por meio das Secretarias Municipais de Educação, empresas e instituições públicas e privadas.

O programa iniciou as atividades em 2016 com 40 municípios parceiros, 348 escolas municipais e estaduais e previsão de atender 120 mil alunos durante o ano letivo.
O Agrinho tem como objetivo a complementação de atividades de aprendizagem para alunos do ensino fundamental, garantindo que, ainda na fase inicial de sua formação escolar, tenham contato com assuntos que os façam fortalecer a consciência ambiental e de relevância social promovendo uma educação crítica e reflexiva.
Participam do Programa crianças e jovens do 1º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública de ensino e seus professores.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS