Quem cuida da saúde da sua empresa?
Quando fiquei sabendo da oportunidade de escrever uma opinião sobre o tema de minha escolha, logo veio à mente um conteúdo bastante técnico de uma das áreas da Administração na qual é da minha competência assegurada pela Lei n.º 4.769, de 9 de setembro de 1965.
Mas não. Cheguei a conclusão de que preciso ser uma grande incentivadora da popularização de determinados assuntos que envolvem as questões empresariais não só no Mato Grosso do Sul, mas em todo o Brasil. Sou habilitada, com graduação em Administração de Empresas e projetos, pós graduada em estratégias políticas e gestão pública e toda minha vida profissional foi pautada no amplo desenvolvimento de empresas públicas e privadas, por meio da gestão compartilhada.
Mas por que estou abordando esse assunto sem dar ênfase no teor deste conteúdo? Simples. Porque quero despertar uma reflexão nos empresários e gestores públicos sobre a atuação dos profissionais da Administração. Estou me referindo aos Administradores e Tecnólogos que atuam nas áreas privativas da Administração.
A frase “Administrar é para profissional da Administração” está mais do que sacramentada na opinião pública e formadora de opinião, mas não é executada. Estamos vivendo em um momento onde as empresas querem reduzir custos e aumentar produtividade, e no serviço público isso não muda muito. Neste a situação é ainda mais crítica e o caos administrativo se instala cada vez mais rápido.
Mas, em se falando de empresários, por que mesmo sabendo que Administrar é para profissionais da Administração, eles continuam dando a função para quem não é habilitado na área? E o empresário a que me refiro não é somente no comércio, mas em todos os setores como na indústria, no agronegócio, na tecnologia, enfim, em tudo que se possa chamar de negócio e tenha um lider com característica de empresário.
É preciso despertar para essa questão. Só o Administrador é capaz de atuar com total eficiência e conhecimentos técnicos para alavancar o crescimento de qualquer empresa. Pessoas com apenas formação em Administração sem o devido registro profissional junto ao Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul não podem atuar, sob pena de estarem cometendo um crime de exercício ilegal da profissão.
Ser Administrador é estar ciente das responsabilidades e ter comprometimento com o desenvolvimento. O ato do proprietário exigir profissional registrado, inclusive dá a seguridade ao próprio contratante ou parceiro. Um empresário quando vai ao médico ele precisa saber que esse profissional é registrado no seu Conselho de Classe. A mesma situação é a do Administrador.
Um exemplo disso é a formação e o gerenciamento de uma equipe. Como ter uma equipe de sucesso e bem alinhada com as funções da empresa se o profissional responsável pelo departamento de Recursos Humanos não é qualificado/registrado para a função? Impossível dar certo. Muitas vezes acontecem acasos e esses não podem ser comparados a cases de sucesso dentro de uma empresa.
Quando vejo que um empresário decidiu abrir ou expandir um negócio logo imagino a eficiência do seu planejamento estratégico para tal momento. Pouco depois vejo o empreendimento perto de abrir as portas para começas suas atividades comerciais. Com uma bela fachada arquitetônica e lindos colaboradores, a empresa começa funcionar e descubro depois que o responsável pela parte administrativa não é Administrador, que o gerente de Recursos Humanos não tem formação na área e que o chefe da logística sequer compreende as técnicas da profissão. Logo penso que fim terá uma empresa como essa sem os devidos profissionais nos cargos corretos.
Empresário, pense nisso. Comece a refletir e descubra o quanto sua empresa tem a ganhar com profissionais devidamente registrados desempenhando funções estratégicas dentro do seu negócio. Afinal, se Administrar é para profissional da Administração, que faça um teste e compare. O resultado será surpreendente, principalmente para quem sempre preferiu adequar o planejamento para reduzir custos e aumentar a produtividade.
Só o Administrador saberá administrar sua empresa como ninguém. Afinal, ele estudou para isso, assim como seu médico estudou para lhe dar o diagnóstico. Já o diagnóstico da sua empresa, os profissionais da Administração saberão diagnosticá-lo.
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