Assistência Social | Assessoria de Comunicação | 19/09/2019 10h29

CREAS recebe doação para vítimas de violência

Compartilhe:

Na manhã desta terça-feira (17), o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) de Brasilândia recebeu a visita dos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde na ocasião, realizaram doação de roupas e acessórios para vítimas que sofrem violência doméstica.

A ação faz parte do projeto “Seja a Parte Boa de um Momento Difícil”, desenvolvido pela OAB por meio da Comissão da Mulher Advogada na qual realiza coleta de roupas, sapatos e bolsas doadas por pessoas físicas e lojas para mulheres e crianças em situação de violência doméstica.

Os locais de arrecadação são: sede da OAB de Três Lagoas, localizada em uma sala no Fórum da Vara do Trabalho e Justiça Federal e na sede da OAB de Brasilândia, localizada em uma sala no Fórum (saída para Três Lagoas).

Segundo a coordenadora do CREAS, Lindalva Santos, a doação dos utensílios serão destinados para as mulheres que sofrem algum tipo de violência doméstica. “Muitas vítimas precisam sair a casa e só levam a roupa do corpo”, explica.

Além disso, a parceria entre o CREAS e a OAB também será no atendimento e identificação das mulheres que sofrem violência doméstica, tendo em vista que o CREAS não recebe denúncias. “A OAB pediu ao delegado Dr. Thiago Passos, para que repasse ao CREAS, os casos de violência para que possamos fazer as orientações necessárias e encaminhamentos”, disse Lindalva.

Participaram da reunião a secretária municipal de Assistência Social, Emília Vichete, a assistente social do CREAS Suely Santana; o psicólogo do CREAS Renner Batista Ferraz e da OAB, os advogados Izabelly Staut, Elidiane Simões e Rodrigo Sirahata, com o apoio do presidente da OAB de Brasilândia, Sérgio Juzenas.

ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS

Em Brasilândia, o órgão responsável pelo atendimento de vítimas que sofreram algum tipo de violência física, psicológica ou sexual é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na qual promove e articula ações visando à garantia e defesa de direitos das mulheres.

Em caso de denúncia de violência contra a mulher, o número para contato é o 180 que é um serviço de utilidade pública, gratuito e confidencial que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos feriados. Outro número para contato é (67) 3546-2060 podendo ser feito até a cobrar. O anonimato é garantido.

Além do 180, as denúncias de violência doméstica podem ser feitas em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência. Há ainda um aplicativo para celular, o 'Clique 180', que traz diversas informações importantes, como os tópicos da Lei Maria da Penha.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS