Dia de Mobilização pelo Fim da Violência contra Mulheres

"/>
Assistência Social | Com Prefeitura de Três Lagoas | 06/12/2019 14h33

Dia de Mobilização pelo Fim da Violência contra Mulheres

Compartilhe:

A SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) de Três Lagoas, por meio da equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), setor do Departamento de Proteção Social Especial, promoveu encontro de homens, na manhã desta sexta-feira (06), no auditório do SSPM (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais).

O encontro foi alusivo ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, incluído na Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, promovida pelas equipes da SMAS, neste mês de dezembro.

A referida campanha é uma ação da sociedade civil organizada, que engloba datas como: Dia Nacional da Consciência Negra, Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres, Dia Mundial de Combate à Aids, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, celebrado nesta sexta-feira, e o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

FEMINICÍDIO

A data de 06 de dezembro foi oficializada como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, em alusão a um caso de múltiplo feminicidio, ocorrido na cidade de Montreal, no Canadá, em 06 de dezembro de 1989, quando um estudante, de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica local e exigiu que todos os homens saíssem para assassinar todas as mulheres daquela turma.

Após o ato criminoso, o autor dessa brutalidade, Marc Lepine se suicidou, deixando uma carta explicando os motivos que o levaram a isso. Ele não admitia que mulheres frequentassem o curso de Engenharia.

Vice-prefeito Paulo Salomão falou em nome do prefeito Angelo Guerreiro e disse que toda a mobilização contra a violência tem total apoio da Prefeitura

Comovidos e chocados com este caso, um grupo de homens canadenses criou a Campanha do Laço Branco (White Ribbin Campaign), um movimento que visa fomentar a igualdade de gêneros e uma nova visão sobre a masculinidade.

O encontro de homens foi abrilhantado com a apresentação do Quarteto de Cordas, da Diretoria de Cultura, regido pelo maestro e integrante do grupo, Francis David Vidal e contou com a presença do vice-prefeito Paulo Salomão; diretor de Proteção Social Especial, Luis Fernando Tondeli Fochi; e a coordenadora do CREAS, Rafaella Marques de Oliveira.

Na oportunidade, o cirurgião dentista, lotada na Unidade de Saúde do Santo André, Ari Ferreira de Castro Filho, a convite da SMAS, falou sobre “Violência Contra a Mulher Também é Papo de Homem”.

DADOS DA VIOLÊNCIA

Como relatou Luis Fernando, em 2019, foram registrados em Três Lagoas 1.396 ocorrências policiais de casos de violência contra a mulher e a equipe do CREAS registrou 296 atendimentos à mulher, vítima de violência. Na Cidade, ocorreram 10 tentativas de feminicidio e, recentemente, houve um caso consumado.

“É péssimo Três Lagoas ter números tão elevados de violência. Diante disso, podem contar com o apoio da Prefeitura de Três Lagoas na mobilização contra todo o tipo de violência”, expressou o vice-prefeito.

“Quanto mais houver casos de violência contra a mulher, mais devem ser nossas ações de mobilização para sensibilizarmos as pessoas e fazer frente a essa triste realidade”, concluiu Paulo Salomão.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS