Assistência Social | Com Prefeitura de Três Lagoas | 21/08/2017 15h20

Equipes volantes da Assistência Social visitam famílias da zona rural

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), por meio da equipe volante de servidores do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Interlagos e CRAS Ruth Filgueiras, e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), esteve na Escola Municipal de Educação no Campo “Antônio Camargo Garcia”, onde realizou ação junto às famílias da zona rural da região do Vera Cruz.

O objetivo da visita foi apresentar às famílias, que residem no campo, a relação dos serviços disponíveis na Assistência Social do Município de Três Lagoas, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS.

Esta ação da equipe volante teve como público alvo as famílias que possuem filhos que estudam no 8º e no 9º ano do Ensino Fundamental daquela Escola de Educação no Campo.

Como observou a diretora do Departamento de Proteção Social Básica da SAS, Maurelice Nunes, estas visitas às famílias, realizadas periodicamente, são muito importantes, para que todos tenham acesso ao direito do exercício da cidadania.

“É importante a articulação dos trabalhos em rede para promover o acesso das famílias às políticas públicas, disponíveis no município de Três Lagoas”, comentou Mel Nunes.

“Independentemente da família residir em perímetro urbano ou na zona rural, as equipes dos vários setores da Assistência Social, presentes nos CRAS, trabalham para a inserção de todas as famílias na rede de proteção social básica”, informou.

SERVIÇOS DO CRAS

O CRAS é uma unidade pública da Política de Assistência Social, responsável pelos Serviços de Proteção Social Básica. A Unidade, com sua ampla área de abrangência de serviços e cobertura territorial, é a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A Equipe Volante consiste em uma equipe adicional que integra o CRAS em funcionamento, com o objetivo de prestar serviços no território de abrangência, atendendo às famílias que vivem na zona rural, muitas vezes, distantes da unidade pública urbana.

Normalmente, as Equipes Técnicas são compostas por técnicos do Serviço Social e do setor de Psicologia e auxiliares administrativos.

A equipe é responsável em realizar busca ativa dessas famílias, desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, inserção no Cadastro Único e demais serviços da Proteção Social Básica, como: atendimentos e encaminhamentos para a rede socioassistencial.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS