Automobilismo | Com Uol | 01/09/2016 17h13

Massa anuncia aposentadoria da Fórmula 1 após 14 temporadas

Compartilhe:

Após mais de 14 anos de sua estreia, o brasileiro Felipe Massa anunciou nesta quinta-feira (1º) que não vai mais correr na Fórmula 1 a partir da próxima temporada. O piloto de 35 confirmou que não renovou com a Williams e encerrará a sua longa história na categoria.

Desde a sua estreia no GP da Austrália em 2002, já foram 242 participações em corridas, 11 vitórias e 14 pole positions em 14 temporadas na Fórmula 1 – ele só ficou de fora de 2003. Até o final do ano, se participar das oito provas restantes como previsto, ele se despedirá com a marca de 250 GPs na carreira.

“Eu tenho tantas grandes memórias ao longo dos últimos anos e agradeço a todas as pessoas e a todas as equipes por que passei e me ajudaram a chegar onde estou hoje. Minha carreira foi mais do que eu esperava e estou orgulhoso do que consegui”, disse Massa em comunicado da Williams.

Massa ainda ficou próximo de conquistar o Mundial de Pilotos de 2008, mas acabou com o vice na prova que marcou o seu último triunfo na categoria, no GP do Brasil de 2008. Para ele, a prova em Interlagos no dia 13 de novembro deste ano será especial.

“Olhando para o futuro, será especial o meu último Grande Prêmio do Brasil. Eu sei que oficialmente minha última corrida será em Abu Dhabi, mas emocionalmente o fim de semana de São Paulo será a despedida real pelo que significa para o meu coração”, disse Massa em coluna publicada no site “Motorsport”.

Vai dar saudades

Sobre o futuro no automobilismo, Massa deixou em aberto. “A vida nos apresenta muitas escolhas e eu acho que chegou o momento onde eu tenho fazer algo diferente. Talvez você me verá de novo ao volante de um carro de corrida, mas no momento a única certeza que tenho é que eu vou ter um longo tempo para decidir sobre o que fazer no futuro”, explicou Massa na coluna.

Massa disse que a escolha de Monza, palco do GP deste fim de semana da Fórmula, para o anúncio não foi ocasional, Ele optou pelo mesmo lugar que o seu maior mentor na categoria, Michael Schumacher, anunciou a sua aposentadoria. “Eu escolhi Monza para anunciar a minha aposentadoria da Fórmula 1 não de forma acidental. Dez anos atrás, em Monza, um piloto anunciou que estava se aposentando também – e ele é um que teve mais influência do que qualquer outro na minha carreira: Michael Schumacher”, disse na mesma coluna no “Motorsport”.

A chefe de equipe Claire Williams disse que Massa exerceu papel fundamental nestes três anos na equipe. “Tem sido um prazer trabalhar com Felipe nestas últimas três temporadas e vamos todos ficar tristes em vê-lo sair. Felipe chegou em um momento de grande mudança e sua mistura de experiência, talento e entusiasmo foi um fator importante na recuperação da equipe. Qualquer um que conheça Felipe sabe a pessoa calorosa e carinhosa que ele é, com uma personalidade contagiante”, disse.

O companheiro de equipe de Massa, o finlandês Valtteri Bottas, disse que a Fórmula 1 perde um grande piloto. “Ele é um cara muito legal para trabalhar. Ele ainda é rápido, acho que ele é subestimado. Está passando por um período complicado agora, mas o respeito como pessoa e como piloto. Claro que, por ele ser muito experiente, já passou por várias coisas em sua carreira e definitivamente posso aprender com isso, especialmente com as linhas que ele faz nas pistas. Mas acertamos o carro de maneira um pouco diferente, então desse lado não pude aproveitar muito”, disse.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS