Brasilândia | Com Prefeitura de Brasilândia | 24/08/2018 09h40

APAE inaugura sala Rodolpho de Almeida Martinez Soriano

Compartilhe:

Crianças, jovens e adultos com alguma necessidade especial terão sessões de fisioterapia dentro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Brasilândia. A sala que leva o nome de “Rodolpho de Almeida Martinez Soriano” foi inaugurada oficialmente na noite desta quarta-feira (22), na própria sede da entidade. Além disso, a galeria dos presidentes que passaram pela instituição também foi inaugurada.

A sala conta com três áreas de fisioterapia, ou seja, para neuro, traumático e respiratório. Há a área de eletroterapia e o ultrassom para trabalhar com as dores, barras paralelas, bancos, bobath,roda de ombro, bola, jump para o equilíbrio e coordenação motora, bicicleta para condicionamento físico e aparelhos para parte respiratória. Os aparelhos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 30 mil.

A sala contou com a presença da família do homenageado, a ex-presidente e fundadora da Apae, Elídia Martinez de Almeida Soriano, junto com seu esposo, José Carlos Soriano e a filha, Heloísa. A homenagem se deve a iniciativa da própria Elídia com a colaboração de amigos na criação da Apae em Brasilândia, após o falecimento do seu filho gêmeo.

Na cerimônia houve uma apresentação do vídeo com o depoimento de quem colaborou com a APAE, sendo que a ex-presidente e fundadora, lembrou que era professora na área da educação especial e após a perda de Rodolfo começou o processo de implantação da Apae em Brasilândia. “Eu perdi um filho perfeito com morte súbita. Eu tive depressão e sofremos muito. A recomendação médica para apaziguar a dor era ajudar os outros. Na época, encontramos quarenta crianças necessitadas e começamos do nada a trabalhar. Hoje vejo que a vida do nosso filho, mesmo curta, valeu à pena”, lembrou Elídia.

Além disso, os outros ex-presidentes falaram dos sentimentos, importância do cargo e do trabalho voluntário na entidade. Todos disseram que após liderar a instituição saíram com outra visão de vida. A APAE também homenageou os ex-presidentes com uma menção honrosa.

O evento também contou com a participação da Orquestra Filarmônica Celebrai, da igreja Assembléia de Deus de Belém, com homenagem aos ex-presidentes e aos familiares dos homenageados.

SEMANA DO EXCEPCIONAL

Na manhã desta quinta-feira (23), houve uma roda de conversa com a participação das autoridades municipais sobre a rede de proteção da criança e do adolescente. E nesta sexta-feira (24), às 18h30, na quadra poliesportiva da Escola Municipal Arthur Hoffig terá apresentação artística da APAE, com a presença das escolas do município e estado. Já no sábado (27), haverá o passeio inclusivo na padaria e sorveteria e por fim, no domingo (28), o dia de lazer em Panorama, com as crianças, pais e funcionários.

A entidade, que está localizada na avenida Manoel Vicente, 399, Centro (saída para Três Lagoas) e oferece diversos serviços para as crianças, adolescentes e adultos que apresentam alguma deficiência física ou mental.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS