Brasilândia | Com Prefeitura de Brasilândia | 20/04/2021 11h04

Brasilândia explica estratégia de imunização de grupos prioritários

Compartilhe:

A Saúde de Brasilândia divulgou recentemente, o Boletim do Vacinômetro, referente às doses recebidas e aplicadas contra a Covid-19. Até o dia 15 de abril, foram imunizadas 1.471 pessoas com a primeira dose e 584 com a segunda dose da vacina Coronac e/ou Astrazeneca.

Tanto a vacina Coronavac quanto a Astrazeneca, é necessária a aplicação das duas doses para ter a sua devida eficácia para diminuir os efeitos de uma possível transmissão da doença.

Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde gerencia a aplicação das doses nos grupos prioritários, que até o momento, já foram imunizados parte dos trabalhadores em saúde, indígenas, profissionais da segurança e por fim, idosos acima de 63 anos.

“Estamos centralizando a aplicação da primeira dose da vacina no Postão, pois além da pessoa ser vacinada, faz o registro dos seus dados, bem como a data que ela foi vacinada”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Adeliza Abrami.

Ao receber a vacina, os profissionais da Saúde explicam as pessoas imunizadas que estão recebendo a primeira dose e em breve receberão mais uma aplicação da vacina. “Conforme as vacinas chegam, procuramos em nossos registros por datas as pessoas que foram vacinadas, os nossos Agentes Comunitários de Saúde entram em contato e as pessoas recebem a segunda dose”, esclarece.

*FUI VACINADO, E AGORA?*

Adeliza também destaca que mesmo as pessoas que já estão vacinadas, elas precisam continuar vigilantes e atentas nas medidas de prevenção contra a Covid-19.

“Como ainda não temos a maioria da população vacinada, o vírus ainda está em alta circulação. Por isso, é preciso continuar usando máscara em locais públicos, fazer a higienização das mãos e manter o distanciamento social”.

O Prefeito de Brasilândia, Dr. Antonio Thiago, já afirmou que o Município tem interesse pela compra de vacina para imunizar o outro grupo que não é atualmente prioritário pelo Ministério da Saúde. Porém, devido à alta procura das doses, ainda não há previsão de quando isso acontecerá.

Enquanto o Município não tem a maioria da população vacinada, a Prefeitura de Brasilândia pede a todos para que continuem colaborando nas medidas preventivas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS