Projeto de Júri Simulado é apresentado por alunos de escola pública

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Brasilândia | Com MPMS | 27/11/2018 14h00

Projeto de Júri Simulado é apresentado por alunos de escola pública

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Após o lançamento do Projeto “III Júri Simulado Escolar - Dr. Pedro Félix de Freitas”, de iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça Paulo Henrique Mendonça de Freitas, foi realizado, em Brasilândia, nesta última quinta-feira (22/11), mais uma simulação de Tribunal do Júri apresentado pelos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública do Município.

No período matutino, alunos do 8º e 9º ano, da escola municipal Antônio Henrique Filho debateram um caso concreto e fictício de improbidade administrativa, envolvendo fraude e licitação. Já no período vespertino foi a vez dos alunos do 3º ano do ensino médio da escola estadual Adilson Alves da Silva. Na ocasião, os alunos tiveram que defender a condenação ou não dos réus, que foram condenados tanto no período matutino como no vespertino.

Os alunos que encenaram a acusação foram orientados pelo Promotor de Justiça de Brasilândia Paulo Henrique Mendonça de Freitas.

Já os alunos que simularam a defesa foram orientados pelo Procurador do Município, Defensor Público Estadual Giuliano Stefan Ramalho de Sena Rosa e advogados da cidade, participantes.

Os alunos que simularam o Juiz de Direito foram orientados pelo Promotor de Justiça Paulo Henrique Mendonça de Freitas e organizadores do evento.

Houve, ainda, sorteio dos jurados para compor o Conselho de Sentença, como ocorre em um Tribunal do Júri de verdade. O evento foi prestigiado por pais, alunos professores e diretores da escola.

No final, houve premiação com troféus para 1º e 2º lugar e medalhas para todos os participantes do júri simulado.

O Projeto que recebe o nome em homenagem ao bacharel em Direito, Pedro Félix de Freitas, pai do Promotor de Justiça Paulo Henrique Mendonça de Freitas, tem como objetivo conscientizar a população do papel do Ministério Público na sociedade, bem como demonstrar a visão institucional de temas de relevância para sociedade. Incentivar os estudantes a seguir pelo caminho da legalidade, moralidade, probidade, honestidade e disciplina na formação e construção de escolhas existenciais para um país mais justo e igualitário.

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