Câmara de Costa Rica | Com Câmara de Costa Rica | 24/07/2018 06h00

Câmara discute melhorias na internet móvel 3G e 4G no município

Compartilhe:

Os vereadores de Costa Rica-MS estão empenhados na luta por uma internet móvel de qualidade para atender a população da cidade. Recentemente, o Legislativo costarriquense foi palco de debates e discussões sobre as conexões de dados 3G e 4G ofertadas pelas operadoras aos clientes do município.

Na noite de segunda-feira (16/07), a convite da Casa de Leis, o coordenador do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Costa Rica, Walder de Freitas, participou da sessão plenária da Câmara e expôs para os vereadores a situação da internet móvel na cidade.

“Na sessão do dia 09 de julho, os vereadores discutiram a situação do 4G da Vivo em Costa Rica, reclamando que em alguns bairros os clientes da operadora só conseguem acesso à internet 2G, muito mais lenta. Como a gente sabe que o Walder tem atuado com firmeza nesse tema, nós o convidamos para discutir o assunto diretamente com os vereadores, para a gente tomar uma posição em busca de melhorias”, explicou o presidente da Câmara, José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM).

Logo no início da sessão, o coordenador do Procon foi convidado por Dr. Maia para fazer uso da palavra, direto da tribuna do Plenário. Em sua fala, Walder explicou que de acordo com um sorteio realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Tim é a única operadora que tem obrigação de oferecer 100% de cobertura 3G em Costa Rica.

“Infelizmente ou felizmente nós fomos sorteados com a TIM. Nas cidades com menos de 30 mil habitantes, o prazo para implantação do 3G seria até 31/12/2019. Então, veja a saga que nós tivemos que enfrentar para passar por cima disso. Não foi fácil! Nós discutimos entre a Anatel e TIM, para a operadora trazer o 3G, que veio antes do prazo previsto. Só que as cobranças continuaram por parte dos clientes da operadora Vivo, que tem 85% dos usuários (de telefonia celular) do município”, esclareceu o coordenador do Procon.

Conforme Walder ressaltou, após as cobranças da classe política de Costa Rica, incluindo os vereadores, a Vivo se comprometeu em cobrir 50% da área urbana de Costa Rica com a tecnologia 4G. “Eles (Vivo) visam dinheiro. Quando não tem obrigação (de oferecer 100% de cobertura 3G) a Vivo não tem interesse, principalmente em cidades com menos de 30 mil habitantes, que eles entendem não rentável. Mesmo assim a gente trabalhou com a Dra. Alessandra Lucato (diretora da Vivo em Brasília-DF) e conseguimos a implantação do 4G em Costa Rica, em pelo menos a metade da área urbana, porque como a obrigação do 100% é da TIM, a Anatel só exige que a Vivo cubra 50% da área urbana do município”, enfatizou o coordenador do Procon.

Segundo o vereador Ronivaldo Garcia Cota, o Roni Cota (PSDB), a internet móvel 4G da Vivo em Costa Rica não alcança os bairros mais altos da cidade, como o Vale do Amanhecer e região do entorno. Já de acordo com Walder, o problema só vai ser resolvido definitivamente quando a Vivo ampliar a cobertura da tecnologia 4G para 100% da área urbana do município, o que pode acontecer até o final de 2018.

“Sem promessas, a expectativa é muito grande para que isso ocorra ainda esse ano. Não podemos falar ainda em datas. Não foi fácil conseguir os 50% e eu acredito que vamos alcançar os 100% até o final do ano”, adiantou Walder.

Após terminar a explanação inicial, em seguida Walder de Freitas ainda foi sabatinado pelos vereadores e respondeu perguntas dos edis costarriquenses durante a sessão do dia 16 de julho.

“A gente vivencia no nosso dia a dia o questionamento da população e na verdade tinha se criado uma expectativa que a cobertura de 100% (4G da Vivo) era só questão de ajustes técnicos, que dependeria de regular a aparelharem e nós detectamos que não é isso. Na realidade, a Vivo hoje não tem suporte para oferecer o 4G ou 3G em toda a extensão da cidade. São muito importantes os esclarecimentos do Procon, porque nos fez entender”, enalteceu Roni Cota.

Ao final da discussão sobre a internet móvel no município, a pedido do presidente da Câmara, Walder se comprometeu a agendar uma reunião em Brasília envolvendo os vereadores, o Procon e a diretoria da operadora, com o objetivo de se dialogar acerca das possibilidades de ampliação da cobertura 4G da Vivo em Costa Rica.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS