Câmara de Costa Rica | Com Câmara de Costa Rica | 12/05/2018 08h00

Câmara homenageia personalidades com comenda e medalha

Compartilhe:

Em 2018, a cidade de Costa Rica-MS completa 38 anos de emancipação político-administrativa. E ao longo desses anos, diversos cidadãos contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento e o crescimento do município. É por isso que o Legislativo costarriquense homenageou 14 pessoas com a “Comenda do Mérito Legislativo – Medalha José Ferreira da Costa”, durante sessão solene realizada na noite de quarta-feira (09/05). A honraria reconhece o papel e importância que os homenageados tiveram na história da cidade.

Neste ano, a sessão solene para entrega da homenagem aconteceu no Rotary Club de Costa Rica, onde foi montada uma estrutura especial para receber os convidados, incluindo uma sofisticada decoração toda em branco. Destaque para um detalhe que chamou atenção logo na entrada do evento: as fotografias de cada um dos 14 congratulados colocadas em quadros retangulares feitos em moldura de madeira. E olha que esses quadros ficaram dispostos de forma harmônica em painéis de grade de madeira, na cor carvalho, garantindo um charme a mais à decoração. Isso sem contar também os ramos naturais de pimenteiras – com pimentas por colher - que enfeitaram as mesas de jantar, outro adereço, que embora simples, deu mais brilho ainda à festa.

A solenidade reuniu no mesmo lugar os homenageados, junto com amigos e familiares, gente de todas as idades... Filhos, netos, bisnetos.... Ao final da cerimônia, a Câmara ofereceu um jantar especial para os convidados, com direito a arroz branco, salada tropical, farofa, feijão com legumes, frango aos quatro queijos, costela recheada e macarrão ao alho e óleo.

O presidente do Legislativo costarriquense, José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM), disse que a Casa de Leis inovou em 2018 na cerimônia de entrega da “Comenda do Mérito Legislativo – Medalha José Ferreira da Costa”. “É um prazer enorme a Câmara Municipal prestar homenagem aos membros da nossa sociedade. Quando assumo a presidência, sempre tive como carro-chefe o empreendedorismo, então nós queremos sempre inovar, e servimos um jantar maravilhoso e penso eu que todos os homenageados, com os seus familiares, ficaram satisfeitos com a nossa colaboração”, enfatizou Dr. Maia, que fez questão de recepcionar e cumprimentar pessoalmente todos os convidados, logo na porta de entrada do evento, antes do início da sessão solene.

Cada homenageado teve o seu momento particular de brilho. Isso porque antes do jantar, foi feita a cerimônia oficial de entrega das honrarias. Conforme as regras do protocolo do evento, os homenageados foram convidados para irem à frente receber a comenda e a medalha, um por vez, e a cada chamado o cerimonialista fez a leitura das biografias das personalidades congratuladas, retratando as histórias dos personagens protagonistas da festa.

Coube à autoridade – vereador, prefeito ou vice-prefeito, conforme o caso – entregar a comenda e a medalha para a pessoa que essa mesma autoridade indicou para receber a homenagem.

Entre os 14 homenageados indicados para receberem a honraria em 2018, figuram pessoas das mais diferentes faixas etárias, desde o mais jovem, o empresário Marcos Vinícius Frezarin Rosa, de 30 anos – que começou a vida profissional recentemente, até a mais idosa: a aposentada Ataíde Sebastiana da Costa, de 81 anos.

“Recebo a homenagem de coração. O meu pai tinha o desejo de ver essa cidade muito bonita. Ele não teve o prazer de ver, mas nós estamos comemorando no lugar dele. Fico muito satisfeita, com muita alegria. Parabéns”, elogiou Ataíde Sebastiana, que é filha do fundador de Costa Rica, José Ferreira da Costa, personagem histórico que por sinal dá nome à medalha que os homenageados receberam da Câmara.

Marcos Vinícius, caçula entre os congratulados, afirmou que é importante o Parlamento Municipal reconhecer a história de pessoas que colaboraram com o progresso da cidade. “Fico muito feliz e honrado, sabendo que tem gente vendo o que nós fazemos, a nossa luta diária, e saber que de alguma forma eu contribui e a minha família também para a história de Costa Rica. Parabéns à Câmara por nos proporcionar isso, porque o cidadão que é honesto, que é leal e que trabalha em prol da cidade fica muito satisfeito com esse tipo de reconhecimento”, comentou ele.

Autoridades como o prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB) e o presidente da Assembleia Legisaltiva, Júnior Mochi (que também recebeu a honraria), entre outras, marcaram presença no evento.

Em 2018, a “Comenda do Mérito Legislativo – Medalha José Ferreira da Costa” foi confeccionada em metal e entregue às seguintes pessoas: o empresário e radialista Anderson Ferreira Dias, indicado pelo vereador Waldomiro Bocalan, o Biri (PDT); a aposentada Ataíde Sebastiana do Carmo, indicada pelo vereador Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB); o produtor rural Atair Martins Paniago, indicado pelo vereador Ailton Martins de Amorim (MDB); o produtor rural Eloy Bortolini, indicado pelo vereador Ronivaldo Garcia Cota (PSDB); o empresário Marcos Vinicius Frezarin Rosa, indicado pelo vereador Lucas Lázaro Gerolomo (PSB).

E ainda, o deputado estadual Osvaldo Mochi Junior (MDB), indicado pela vereadora Rosângela Marçal Paes (PSB); o mecânico Paulo Gustavo Schmidt, indicado pelo vice-prefeito Roberto Rodrigues (DEM); o pastor Roseno José dos Santos Neto, indicado pelo vereador Claudomiro Martins Rosa, o Cocó (PSD); o pecuarista Sebastião Corrêa Neto, indicado pelo vereador Dr. Maia; o professor aposentado Semi Faustino Alves, indicado pelo vereador Averaldo Barbosa da Costa (MDB); a dona de casa Terezinha Carolina do Amaral, conhecida como “Dona Tereza Benzedeira”, indicada pelo prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB); o advogado Vilton Divino Amaral, indicado pelo vereador Artur Delgado Baird (PSC); e o coordenador do Procon municipal, Walder de Freitas, indicado pelo vereador Rayner Moraes Santos (PR), além do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Jerson Domingos, nome proposto pelo conjunto dos 11 parlamentares municipais que compõem a Casa de Leis.

A “Comenda do Mérito Legislativo – Medalha José Ferreira da Costa” foi criada em 2015 e a entrega da honraria é realizada sempre no mês de maio, em cerimônia que integra a programação de aniversário do município.

A honraria outorgada pela Câmara reconhece o conhecimento e a cultura dos homenageados, além da contribuição que cada um deles deu para o desenvolvimento de Costa Rica.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS