Câmara de Costa Rica | Com Câmara de Costa Rica | 13/07/2018 09h30

Vereadores reivindicam normalização do sinal de TV’s

Compartilhe:

Atentos às necessidades da população, recentemente os vereadores de Costa Rica-MS propuseram diversas indicações, reivindicando melhorias em várias áreas. Entre as cobranças dos parlamentares, está o pedido para a construção de uma passarela elevadas de pedestres perto da Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa, a normalização do sinal dos canais de TV analógicos na cidade, a destinação de uma patrulha mecanizada para atender os pequenos e médios produtores rurais e a implantação de uma Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (DAM) no município.

PASSARELA ELEVADA DE PEDESTRES: Os vereadores Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB) e Averaldo Barbosa da Costa (MDB) propuseram, em conjunto, a indicação n° 95/2018, na qual os parlamentares recomendam que o Governo Municipal construa uma passarela elevada de pedestres (a exemplo daquelas que existem na avenida José Ferreira da Costa) na rua Maria Garcia Gomes, em frente ao portão que serve de saída para os alunos da Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa.

De acordo com Averaldo Barbosa, a intenção é garantir mais segurança no trânsito na região e evitar o atropelamento de estudantes. “A rua Maria Garcia Gomes é de mão única, muito movimentada, principalmente no horário de pico, que coincidi com a saída dos alunos da Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa, colocando em risco de acidentes as crianças”, segundo consta em trecho da justificativa da indicação.

PROBLEMAS NO SINAL DAS TV’s ABERTAS: Já o presidente da Câmara, José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM), demonstrou preocupação com o sinal das emissoras de TV aberta em Costa Rica, sintonizadas em UHV/VHF (ou seja, os canais analógicos assistidos pela popular “anteninha”).

Na indicação n° 92/2018, o presidente da Câmara alertou que apenas a TV Morena (afiliada da Rede Globo de Televisão) está sendo sintonizada nas “anteninhas” dos costarriquenses. “Nossa indicação faz-se necessária, pois é preciso a manutenção nos canais de TV analógica, em atendimento a todos os usuários do nosso município, em especial os idosos, membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, bem como as famílias de baixa renda, que estão reclamando a falta dos sinais das TVs Record, Bandeirantes e o Canal 13 (Novo Tempo)”, justifica Dr. Maia na indicação, que foi encaminhada para o prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB).

Como a TV analógica será desligada em Costa Rica nos próximos anos e substituída pela TV Digital, assim como em outras cidades do Brasil, Dr. Maia apresentou a indicação n° 93/2018, onde o parlamentar sugere que o Governo do Estado e o Governo Municipal criem e desenvolvam programas para doação de conversores digitais para famílias de baixa renda. O dispositivo de conversão custa em média R$ 50 e é necessário adquiri-lo quando o aparelho televisor – principalmente os fabricados antes de 2010 – não é capaz de sintonizar o sinal digital.

PATRULHA MECANIZADA: O vereador Waldomiro Bocalan, o Biri (PDT), é o autor da indicação n° 91/2018, que foi encaminhada para o governador do Estado, Reinaldo Azambuja. No documento, o edil costarriquense pede a disponibilização de uma patrulha mecanizada – formada por trator e implementos agrícolas – para atender os pequenos e médios produtores rurais de Costa Rica.

DELEGACIA DA MULHER: Biri também encaminhou a indicação n° 90/2018 para a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), solicitando a intervenção da parlamentar junto ao Governo do Estado, com o objetivo de viabilizar a implantação de uma Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (DAM) em Costa Rica.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS