Capacitação | Com ASSECOM | 06/12/2016 16h00

Costa Rica recebe cursos de Combate a Incêndio em Vegetações Diversas e de Agentes Voluntários em Defesa Civil

Compartilhe:

Com o objetivo de capacitar voluntários para a redução dos focos de incêndio, além de mostrar a importância de preservação do ecossistema como um todo, foi ministrado no período de 21 a 25 de novembro de 2016, no Auditório Cultural Ambiental Valdir Justino de Almeida em Costa Rica – MS, os cursos de Combate a Incêndio em Vegetações Diversas e de Agentes Voluntários em Defesa Civil.

Os cursos foram oferecidos gratuitamente pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e ministrados pelo Coronel Calixto, Tenente Albuquerque e Sargentos Orsley e Roberto. “22 pessoas participaram dos cursos, sendo 18 de Costa Rica e quatro de Paraíso das Águas – MS” apontou o coordenador da Defensa Civil do Município, Júlio Cesar Moraes.

Com exercícios teóricos e práticos, conhecimentos básicos sobre a legislação que rege a Defesa Civil, noções de queimadas e suas técnicas, a capacitação tem como objetivo instruir os participantes de como combater possíveis incêndios. “Trata-se de uma parceria entre a Defesa Civil Estadual e os municípios participantes que visa uma conscientização sobre a necessidade de preservação dessas áreas mais afetadas durante a seca”, explica Júlio Moraes.

Os dois cursos teve como público alvo integrantes de segurança pública, ONGs – Organizações Não governamentais, monitores ambientais, membros de comunidades religiosas, agentes de saúde, servidores das Secretarias Municipais de Saúde; Assistência Social e Transportes, Urbanização e Obras Públicas, além de voluntários em geral.

O prefeito Waldeli dos Santos Rosa fez questão de participar do encerramento dos cursos, frisando a importância dos mesmos e agradeceu a participação e comprometimento de todos. “As capacitações foram muito importantes para ambos os municípios, pois, agora sabemos como agir no caso de desastres como o que ocorreu no sábado, exatamente um dia pós o encerramento dos cursos. Por isso fizemos questão que os representantes das secretarias municipais participassem, justamente, para dar o suporte quanto aos problemas enfrentados devido situações como as que passamos no último dia 26”, finalizou.

“Ao final do curso, os participantes tiveram conhecimentos básicos sobre a legislação que rege a Defesa Civil, noções de queimadas e suas técnicas, adquiridos através de estudos teóricos e prática de exercícios, e ainda, uma formação técnica amparada na conscientização da necessidade da preservação ambiental e dos ecossistemas locais e circunvizinhos”, concluiu Júlio Moraes que agradeceu a participação dos secretários Renato Barbosa (Obras) e Paulo Renato Andriani (Administração e Finanças).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS