Chapadão do Sul | Com Prefeitura de Chapadão do Sul | 06/09/2018 08h30

Parceria entre ESF's Planalto, Esperança e Central e CRAS Cerrado encerra Agosto Dourado com participação da comunidade

Compartilhe:

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, em incentivo ao Aleitamento Materno. Durante todo mês a equipe de saúde de atenção básica do município intensificou as orientações quanto ao Aleitamento Materno, reforçando sua importância para a mãe e o bebe.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses, o bebê receba somente leite materno, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe. Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis e de hábitos da família.

Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

Assim, no dia 30 de agosto foi encerrado o mês com o MAMAÇO, momento em que foi reunidas mães, mulheres, gestantes, com ou sem experiência com a AMAMENTAÇÃO e assim foi realizado uma roda de conversa e troca de experiências e informações.

A ação ainda contou com depoimento de muitas mães e futuras mães, inclusive a equipe de saúde que pode colocar para essas mulheres suas experiências, acertos e erros, mostrando que nunca se sabe o suficiente e que cada uma pode contribuir com sua informação e sua dica para que todas consigam Amamentar.

O MAMAÇO aconteceu no CRAS CERRADO, numa grande parceria entre Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS