Chapadão do Sul | Com Prefeitura de Chapadão do Sul | 08/09/2017 12h54

SEDEMA leva tecnologia e laboratórios móveis aos agricultores familiares do aroeira

Compartilhe:

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente - Sedema, traz para Chapadão do Sul um projeto que promete facilitar muito o trabalho dos agricultores familiares. Trata-se de uma em parceria com o Sebrae/MS que leva três laboratórios móveis ao campo, realizando análises, adequação do processo produtivo, melhoria da produtividade e qualidade das atividades agropecuárias em bovinocultura de leite.

A Prefeitura entrou com a contrapartida e fez a implantação do projeto no Assentamento Aroeira que atenderá um grande número de produtores. Eles já foram mapeados e começaram a receber o atendimento das unidades móveis na última segunda feira (04).

O primeiro atendimento realizado está sendo o do Rufião móvel (veterinário), que é utilizado para monitoramento e avaliações reprodutivas. O laboratório é composto com equipamentos de ultrassom para diagnóstico de gestação, além de instrumentos para inseminação artificial e para coleta e análise de sêmen, os atendimentos iniciaram na segunda feira (04) e seguem até (09) sábado.

Os produtores receberão ainda a visita do Agro Móvel (agrônomo), que dispõe de equipamentos e tecnologias para o monitoramento e caracterização de fatores críticos que interferem na produção agrícola, além de dar suporte nas orientações de manejo nutricional, arraçoamento, pastagem e gerenciamento zootécnico, com o objetivo de estruturar a produtividade; e também do Vaca Móvel (veterinário) unidade móvel equipada com instrumentos de laboratório que permitem a realização de testes e análises do leite durante o atendimento nas propriedades. É utilizada no monitoramento da qualidade do leite e nas soluções voltadas à saúde e ao bem-estar animal.

Quem conduz esses laboratórios sobre rodas são veterinários, agrônomos e técnicos do IBS (Instituto Biosistêmico), que surgiu no brasil com o intuito de promover o desenvolvimento a partir da inovação e da sustentabilidade. Agregando competências, organizando processos e investindo em tecnologia para levar ao campo soluções viáveis que proporcionam resultados concretos e de impacto no sistema produtivo, na estrutura da propriedade e no desenvolvimento do produtor.

Os atendimentos estão sendo realizados gratuitamente e percorrerão as propriedades do assentamento aroeira até dezembro deste ano. A Sedema realiza a gestão e execução deste projeto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS