Vigilância Epidemiológica esclarece casos de meningite

"/>
Chapadão do Sul | Com Prefeitura de Chapadão do Sul | 07/11/2019 10h39

Vigilância Epidemiológica esclarece casos de meningite

Compartilhe:

A Secretaria de Saúde de Chapadão do Sul, através da Vigilância Epidemiológica, vem por meio deste esclarecer a toda população sobre meningites, e deixar claro a população que todos os casos de meningite “suspeitados”, são muito bem conduzidos pelos profissionais de saúde e pela vigilância epidemiológica, e gostaríamos de deixar a população tranquila e sem pânico, os cuidados para se evitar a meningite são a vacinação das crianças, através das vacinas já disponibilizadas pelo calendário vacinal, além de medidas de higiene que devemos manter em todo curso de nossas vidas, e conforme o texto explica melhor. Demais cuidados são de responsabilidade dos profissionais da vigilância que estão instruídos de como conduzir cada caso, pois não é necessário realizar profilaxia de contatos em todos casos de meningite, e sim nos casos (confirmados laboratorialmente) de meningite meningocócica C e por hemófilo tipo B.

O que são meningites?

Meningite é uma inflamação das meninges, que são membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal. Pode ser causada por diferentes micróbios como bactérias, vírus e fungos. Pode ocorrer infecção generalizada (septicemia) e quando a bactéria é o meningococo, a presença de petéquias ou púrpura (manchas vermelhas ou arroxeadas na pele) define o quadro de Meningococcemia.

A meningite Bacteriana é uma doença muito grave e precisa de tratamento com antibióticos. É causada por várias bactérias, sendo as mais comuns: o meningococo, o pneumococoe o hemófilo tipo b.

A Meningite Viral são meningites causadas por vírus, e existem diversos vírus que podem levar a meningites virais. As causadas por enterovirus (echo, coxsachie) ocorrem mais freqüentemente e são benignas. Podem ser transmitidas por via oral (tosse, espirros) ou via fecal-oral (falta de higiene, água contaminada).

Existem ainda as meningites causadas por fungos, essa é extremamente rara e o agente mais comum é o fungo cryptococcus. Esta meningite ocorre principalmente em pessoas com sistema imunológico deprimido por algumas doenças como AIDS ou Leucemia.

A Meningite Meningocócica e outras Meningites Bacterianas são contagiosas?

Algumas formas de meningites bacterianas são contagiosas. As bactérias são transmitidas pela tosse ou espirro do paciente, através de secreções expelidas pelo trato respiratório (nariz e boca). Para que essa transmissão ocorra, há necessidade de contato direto com a pessoa doente (troca de secreção). Dentre as bactérias, o meningococo é comum e tem importância pela possibilidade de causar surtos e epidemias. O meningococo não sobrevive no meio ambiente, fora do corpo humano. Nem todos que adquirem o meningococo ficam doentes, pois o organismo se defende com os anticorpos que cria através do contato com essa bactéria, adquirindo resistência à doença.

No início do quadro a meningite pode não ser de fácil diagnóstico, pois os sintomas podem ser semelhantes aos da gripe. Podem apresentar-se em dois dias, mas às vezes ocorrem em poucas horas. PORTANTO ATENÇÃO: “Manchas vermelhas ou arroxeadas” na pele são um sinal de gravidade; pode ser um quadro de “meningococcemia”. QUANDO HOUVER FEBRE, PROCURE ESSAS MANCHAS NA PELE E NAS CONJUNTIVAS. INFORME-SE!

Sintomas em bebês: Febre (mãos e pés podem estar frios), vômito e recusa à alimentação, diarreia, inquietação com choro, irritabilidade, convulsões, rigidez de nuca, gemência, expressão vazia, com o olhar fixo, dificuldade em acordar, manchas vermelhas na pele.

Sintomas em crianças maiores e adultos: vômitos, febre alta, dor de cabeça, rigidez de nuca, aversão à luz, sonolência, dor nas articulações, convulsões, manchas vermelhas na pele.

Meningite tem tratamento? Meningites bacterianas precisam de tratamento imediato com antibióticos em hospitais. Pessoas que tiveram contato íntimo e prolongado com doente com meningite meningococócica ou por meningite por hemófilo b (confirmados) devem ser medicados (os medicamentos são fornecidos por profissionais de saúde que avaliarão a necessidade da medicação). Após 24-48 horas do início de antibioticoterapia adequada o doente deixa de transmitir a bactéria.

O tratamento da meningite viral é baseado em repouso e bons cuidados; não precisa ser tratada com antibióticos.

Prevenção:

VACINAS: Existem para prevenir alguns tipos de meningite. Para meningites bacterianas, existem as vacinas: - Hemófilo b: (vacina incluída no calendário vacinal, pentavalente 2, 4 e 6 meses). Esta bactéria, hemófilo, provoca muitas infecções em crianças menores de 5 anos, inclusive meningite. -Pneumococo: disponibilizada também no calendário vacinal, através da vacina pneumo 10 (2, 4 meses e reforço com 1 ano). -Meningococo contra o tipo C: também é disponibilizada no calendário de vacinas para crianças menores de 2 anos (3 e 5 meses, reforço com 1 ano e para adolescentes).

Para meningites Virais não existem vacinas contra os enterovirus que mais frequentemente causam meningites.

OUTRAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO:

Higiene corporal, higiene ambiental: manter os ambientes domiciliares, escolares e de trabalho ventilados. Evitar aglomerações em ambientes fechados. Pesquisas mostram que não fumar reduz a chance de adoecimento por infecções respiratórias.

ATENÇÃO: TODOS os casos de meningite são notificados aos serviços de saúde pública o mais rápido possível.

Dúvidas e esclarecimentos ligar na vigilância epidemiológica de Chapadão do Sul, no 3562 6611.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS