Uma única sessão de treino leva aproximadamente uma hora, segundo os especialistas

"/>
Ciência | Canaltech com BGR | 23/03/2019 10h00

Vítimas de derrame estão recuperando movimentos graças a um videogame

Compartilhe:

Um grupo de pesquisadores da Northwestern Medicine está usando um jogo para tratar de pacientes vítimas de derrame que tiveram seus movimentos dos braços comprometidos. Desenvolvido especificamente para esse público, o jogo em questão tem uma temática arcade e consiste em mover o cursor de um mouse até um ponto específico da tela.

Basicamente, os cientistas criaram um dispositivo específico chamado “interface mioelétrica computadorizada” para funcionar como o “controle” dos pacientes. Testado com 30 voluntários, o projeto encontrou sucesso continuado: os jogadores submetidos mostraram respostas avançadas de movimentos nos braços logo após a sessão do jogo, e isso persistiu até um mês depois.

Pessoas acometidas por um derrame tendem a apresentar falhas de movimento devido a danos musculares. Comumente referidos como “coativação ou coconstrição muscular”, as condições, falando em termos leigos, fazem com que os músculos de um membro entrem em conflito cada vez que o cérebro comanda um movimento específico. Aos olhos de quem observa, isso pode ser traduzido como um espasmo ou, pior, nenhum movimento aparente.

O que os pesquisadores fizeram foi isolar esses músculos conflitantes e monitoraram os impulsos elétricos enviados a eles pelo cérebro. Foi então que tiveram a ideia de traduzir esses impulsos como comandos do jogo, efetivamente obtendo respostas nos movimentos dos pacientes.

“A beleza disso tudo é que mesmo que o benefício resultante não dure por meses ou anos, pacientes com um dispositivo vestível poderiam simplesmente fazer uma 'sessão de ajuste' a cada uma ou duas semanas, meses ou quando precisarem”, disse o Dr. Marc Slutzky, principal autor do estudo, em um comunicado oficial. “A longo prazo, eu imagino oferecer eletrodos totalmente wireless e hiperflexíveis que um terapeuta ocupacional poderia rapidamente aplicar em seu consultório, para que pacientes os levassem para casa e treinassem sozinhos”.

Uma única sessão de treino leva aproximadamente uma hora, segundo os especialistas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS