Ciência e Tecnologia | Com ASSECOM/PMCR | 11/07/2017 15h28

Buscando oferecer Inclusão Digital para Todos, Governo de Costa Rica oferece internet gratuita no Parque Ecológico

Compartilhe:

Com o objetivo de oferecer Inclusão Digital para todos, o Governo de Costa Rica – MS por meio da Subsecretaria de Administração / Departamento de TI – Tecnologia da Informação – instalou no Parque Ecológico Villibaldo Rodrigues Barbosa “Viliboldo” um ponto de acesso gratuito a internet por meio da rede Wi-fi.

Na tarde da última sexta-feira, 07 de julho de 2017, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa acompanhado da sua equipe de governo e do vereador Claudomiro Martins “Cocó” no ato representando o Poder Legislativo, estiveram no Parque Ecológico “Viliboldo” oportunidade em que fizeram o lançamento oficial do projeto Parque Digital.

Apesar de não haver uma meta específica, o Governo de Costa Rica pretende ampliar o projeto. “Agora que a gente já implantou, vamos consolidá-lo. O investimento do município foi mínimo para implantação e manutenção. Aproveitamos o link de internet do Paço Municipal que pagamos por 24h, usando ou não, ou seja, estávamos pagando por algo sem usar 100%, e então estudando a possibilidade de dividirmos o nosso acesso com a população a custo mínimo. A ideia deu certo e conseguimos redimensionar o link do município para atender os frequentadores do Parque Ecológico”, explica o prefeito.

A subsecretária de Administração Liliane de Campos complementa que a iniciativa vai beneficiar a população que prática suas atividades de esporte, lazer e cultura, além de atender os turistas que visitam o parque. “Essa é mais uma opção para os costarriquenses que frequentam o Parque Ecológico, que se tornou um dos principais pontos de lazer e entretenimento para a família costarriquense. Vamos continuar trabalhando e investindo pela inclusão digital e pelo acesso a todos”, finaliza a gestora.

O ponto de acesso do Parque Ecológico, também chamado de hotspot, tem capacidade para atender 180 usuários simultâneos. O horário liberado de acesso é de segunda a sexta-feira das 18h às 22 horas e aos sábados e domingos das 5h às 22 horas. Para mais informações (67) 3247 7158.

O acesso à internet é gratuito e restrito às dependências do Parque Ecológico e pode ser realizado com qualquer aparelho que possua acesso à rede Wi-Fi (sem fio). Para acessar, basta procurar pela rede do parque no aparelho e fazer o check in na página do parque no Facebook.

Inclusão Digital
Além do Parque Ecologico “Viliboldo”, o PNMSS – Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú – oferece acesso gratuito a internet por meio de check in. E ainda, o Centro de Eventos Ramez Tebet também oferece essa tecnologia em dias de eventos realizados pelo Governo Municipal.

O prefeito ressalta a importância da inclusão digital e do serviço público se engajar no investimento em tecnologia: “A internet hoje é uma ferramenta de inegável utilidade para toda a população, mas o acesso a ela ainda é limitado por vários motivos, como o custo, por exemplo. Cabe a nós, como governo, investirmos nessa inclusão digital, oferecendo opções para que todos possam ter acesso”.

“Falta de dinheiro não quer dizer falta de ação, sendo assim, estamos oferecendo lazer e entretimento para a nossa população sem onerar os cofres públicos. Fazer gestão sem onerar a máquina pública, é isso que eu espero da minha equipe de governo”, finaliza Waldeli.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS