Comércio | Com Revista PEGN | 28/08/2016 17h41

Negócio deve ter visual bonito e bom atendimento para atrair clientes

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Uma quitandinha com prateleiras desarrumadas, caixas espalhadas, frutas e legumes misturados dificilmente será amada por consumidores e tampouco terá boas vendas. A razão? Visual e atendimento ruins afastam os clientes, mesmo que o estabelecimento ofereça produtos com preços imbatíveis.

Milhares de negócios no país, principalmente em cidades do interior, descuidam de sua aparência. O problema é um risco para o empreendedor: sem clientela, ele pode ter que fechar as portas. E é isso que o Centro de Formação do Empreendedor, uma das atrações da Feira do Empreendedor em Sobral, quer evitar.

No espaço, que fica em um dos lados da praça onde acontece o evento, doze consultores atendem os empreendedores. A missão: ensinar os melhores processos de gestão e, principalmente, mostrar como deve ser o visual e a organização de cinco tipos de negócios: quitanda, esmalteria, sapataria, reparos de roupas e serviços gerais.

Francisco de Assis Barreto de Sousa, 69 anos, presidente da Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará (Facic) é o mentor do projeto. Ele explica que um negócio, seja ele qual for, organizado e com um visual bonito atrai mais clientes. “A imagem passa credibilidade. Então, ter uma loja bonita é bom para o empreendedor”, diz. Mas só um ‘tapa no visual’ não basta, alerta Sousa: “O negócio tem que oferecer novos serviços além dos tradicionais. E, claro, ter um bom atendimento”, diz.

Além de capacitar, o Sebrae quer que os negócios apresentados no Centro de Formação do Empreendedor sirvam como inspiração para microempreendedores remodelarem seus negócios, mesmo aqueles que funcionam na garagem de casa. “Muito empreendedor tem uma sapataria ou uma quitanda na própria residência. O espaço pequeno não é justificativa para não deixá-lo organizado”, diz Sousa.

Oportunidade

Um dos locais mais visitados da Feira do Empreendedor de Sobral, o Centro de Formação do Empreendedor é um ponto de parada também para quem procura o primeiro negócio. Os consultores do local explicam, por exemplo, como o empreendedor pode se preparar para abrir uma esmalteria ou oficina de serviços gerais.

“O interessado entra, olha como funciona e recebe dicas de como o negócio deve ser pensado. Se ele se interessar, nos o enviamos o empreendedor para o Sebrae-CE orientar na criação do negócio”, diz Sousa.

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