Coronavírus | Rodson Lima, SES | 18/02/2022 09h14

Drive-Thrus de testagens registram 34% de testes positivos em MS

Compartilhe:

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulga o primeiro balanço dos Drive-Thrus de testagem que passaram a oferecer o serviço nos municípios de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas desde 15 de janeiro.

Das 37.769 vagas ofertadas, 863 permaneceram sem agendamentos e 36.906 foram preenchidas. Do total agendado, 30.156 testes de antígeno foram realizados, sendo que 10.279 foram positivos para Covid-19, obtendo 34,08% de índice de positividade.

Outro ponto identificado pelo balanço realizado pela SES é que dos 6.750 exames que não foram realizados, 69,9% são de pessoas que agendaram os exames, mas que não compareceram nos drives de testagem. Em comparação ao total de vagas ofertadas pela SES, o índice de ausência chega a 12,82%. O período analisado é de 15 de janeiro a 16 de fevereiro.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a abertura dos drives de testagem foi uma resposta estratégica do Estado, considerando que houve aumento na procura por realização de testes.

“Foi uma ação importantíssima, mesmo com a alta procura, oportunizou que muitos sul-mato-grossenses pudessem ter acesso a um teste, sendo o agendamento realizado pela internet no site da SES – e, diante da confirmação, pudesse iniciar o seu tratamento e cumprisse o isolamento em casa. Isto mostra que nós estamos fazendo a nossa parte. Nós esperamos contar sempre com a participação da população para que continuem seguindo as recomendações de biossegurança e se vacinando. Só assim vamos vencer a Covid-19 em nosso Estado”.

Segundo o assessor militar na SES, coronel Marcello Fraiha, explica que os testes continuam disponíveis e que a população pode continuar realizando os agendamentos. “Se você que está assintomático, que teve contato com pessoa sintomática e positivada para a Covid-19, pode agendar o seu teste pelo site da Secretaria de Estado de Saúde, marque o seu horário e vá até ao Drive-Thru de sua cidade. O teste é de fundamental importância para que todos nós possamos quebrar a cadeia de transmissão do vírus e com isso, conter o avanço da doença em Mato Grosso do Sul”.

Agendamento

Como fazer o seu teste

O agendamento dos testes será feito exclusivamente de forma online através do endereço eletrônico https://www.saude.ms.gov.br/teste-covid19/.

O agendamento é de caráter autodeclaratório. Os exames poderão ser feitos por pessoas acima de 12 anos sintomáticas, assintomáticas que tiveram contato com casos confirmados de Covid ou com casos suspeitos. Também poderão agendar testes as pessoas que estão com viagem marcada para o exterior.

Os exames ficarão prontos no mesmo dia. O resultado poderá ser acessado através de e-mail, mensagem SMS ou diretamente no site da SES/MS.

Em parceria entre a SES/MS e Cassems, em Campo Grande, foi montado o Drive-Thru no estacionamento da sede da Cassems, na Rua Antônio Maria Coelho, 6065. São ofertados 700 testes por dia.

Em Dourados, o Dribe-Thru funciona no quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida Presidente Vargas, 1167. São ofertados 200 testes diariamente.

Em Três Lagoas, o Drive-Thru funciona no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Filinto Muller, 3.300, no Jardim Morumbi. São ofertados 200 testes diários.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS