Costa Rica | Com Prefeitura de Costa Rica | 07/06/2021 10h46

Distribuição de sementes marcam Semana do Meio Ambiente em Costa Rica

Compartilhe:

Com uma programação variada, visando conscientizar sobre os impactos socioambientais gerados pelo ser humano no meio ambiente, o Município de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura realizou de 1º a 5 de junho, a Semana do Meio Ambiente 2021.

A solenidade de abertura foi realizada na terça-feira (1º) no Viveiro do Parque Ecológico Vilibaldo Rodrigues Barbosa e contou com a presença do vice-prefeito Roni Cota. No local o secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Artur Baird, e a secretária municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Suelen Furquim, concederam uma entrevista reforçando a importância da implantação de procedimentos para gestão ambiental, do uso de técnicas ecoeficientes, de produtos e serviços ecologicamente corretos, das ações de fiscalização de desmatamento, licenciamento e monitoramento ambiental.

“A Semana do Meio Ambiente é um momento muito importante para nós e o nosso intuito é fazer um trabalho de mobilização com a sociedade. Sabemos que é um processo contínuo e permanente para estimular a reflexão crítica e a cidadania ambiental visando a melhoria da qualidade de vida. Estas ações têm grande importância para o ordenamento territorial e do desenvolvimento sustentável”, explicou Baird.

Ainda na terça, e também na quarta-feira (2), às 8 horas, a equipe esteve na Escola Municipal Vale do Amanhecer entregando, junto das atividades escolares recolhidas pelos alunos, sementes de Crotalárias que ajudam a combater o mosquito da dengue.

“Transmitir o cuidado com o meio ambiente para as crianças e jovens é essencial. Eles são multiplicadores dessas informações”, ressaltou Suelen.

As ações se entenderam na quarta-feira com a arborização das praças Arindo Oliveira Silva e Flor do Campo. Durante a tarde, a equipe realizou o plantio de mudas na avenida João de Barro no Loteamento Bela Vista e na sede da Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura.

Na quinta-feira (3), o plantio de árvores foi feito na área verde da Trilha do Açude com apoio do Clube dos Desbravados Exército Real, do Clube de Jovens Ebenézer.

Conforme a responsável pelo setor de licenciamento ambiental, Ivair Barbosa, a coleta de resíduos teve início na sexta-feira (4), com a limpeza da APP (Área de Preservação Permanente) no bairro Novo Horizonte, e se estendeu até o sábado (5), no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, com a participação do prefeito Cleverson Alves dos Santos.

“Vivenciamos mais uma Semana Mundial do Meio Ambiente mesmo diante dos diversos cenários que nos cercam, como os reflexos de uma pandemia. O trabalho contou com ajuda de servidores públicos municipais, da equipe de limpeza urbana, das associações de guias e monitores ambientais e de voluntários, que não mediram esforços em recuperar diversos espaços públicos para beneficiar toda a população, portanto é indispensável que você colabore e participe conosco, evite descartar lixo na rua, em terrenos baldios e principalmente nos nossos pontos turísticos, rios e matas. O meio ambiente é responsabilidade de todos”, concluiu o prefeito.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS