Costa Rica | ASSECOM/PMCR | 06/06/2020 09h58

Meio Ambiente de Costa Rica oferece a sua população Ecoponto

Compartilhe:

Com o objetivo de dar a destinação correta aos resíduos que geram impacto direto ao meio ambiente, como pneus, pilhas, baterias e óleo vegetal de cozinha usado, o Governo de Costa Rica - MS criou em 2014 um Ecoponto.

“Foi pensando na preservação ambiental que oferecemos a população de Costa Rica um local apropriado para descarte de resíduos que impactam diretamente no meio ambiente. Mas para funcionar, cada morador precisa fazer a sua parte, mantendo a cidade limpa e sustentável”, enfatiza o prefeito Waldeli dos Santos Rosa ao lembrar que dia 5 de junho se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Administrado pela SEMTMA – Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura – o Ecoponto é o destino ambientalmente correto para dar fim aos resíduos que são jogados de forma irregular no meio ambiente. Todo o material que chega ao local passa por uma separação e é encaminhado para o local correto de descarte.

“O Ecoponto possibilita à população costarriquense um local adequado para fazer o descarte de seus resíduos, pois a responsabilidade em manter a cidade limpa é de todos. Recicle seus hábitos!”, orientou o secretário Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Keyler Simey Garcia Barbosa.

Eco Óleo

Assim também, anexo ao prédio, a SEMTMA ativou em 2019, o Eco Óleo para melhor descarte de óleo vegetal de cozinha usado. “É de fundamental importância que o descarte correto desse produto. Não podemos jamais jogar o óleo utilizado em pias e/ou no meio ambiente, isso é crime, não contaminem nossos lençóis freáticos. Pensem no futuro que queremos deixar para os nossos filhos, netos, para as futuras gerações”, orienta Keyler Barbosa.

O secretário orienta a forma correta de reciclar o produto. “Primeiro o cidadão precisa separar o óleo, esperar esfriar, armazenar em uma garrafa e levar o recipiente ao ponto de coleta que é o Eco Óleo”, explicou.

“Ao descartar o óleo vegetal indevidamente você está praticando um crime ambiental, pois um litro de óleo de fritura pode contaminar 20 mil litros de água. O óleo de fritura quando descartado incorretamente na pia acumula no encanamento e retém resíduos, entupindo a rede e o fluxo de água, tornando o ambiente propício para atrair baratas, ratos e insetos, e gerando graves problemas de higiene, mau cheiro e um gasto desnecessário com a limpeza da caixa de gordura. Portanto, nunca jogue qualquer tipo de óleo diretamente no meio ambiente, em ralos, pias ou no solo”, complementa o prefeito Waldeli.

Como Funciona?

A equipe da SEMTMA não realiza o recolhimento dos resíduos. O cidadão deverá trazer os itens até o Ecoponto, localizado na Avenida Sebastião Paes Ananias, nas proximidades do Mega Atacadista. Os dias de entrega são de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Para mais informações ligue (67) 3247 7070.

“Todo material deverá estar em condições adequadas para o manuseio. No caso do óleo vegetal e dos pneus, o intuito é ainda oportunizar a sua doação, reciclagem. Fique atento! O descarte irregular de qualquer resíduo poderá causar notificação, seguida de multa!”, finalizou Keyler Barbosa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS