Costa Rica | Com ASSECOM/PMCR | 01/09/2017 15h11

Saúde realizada no período de 04 a 30 de setembro Campanha de Vacinação Contra Raiva em Costa Rica

Compartilhe:

A Secretaria de Saúde de Costa Rica – MS por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária realiza no período de 04 a 30 de setembro a Campanha de Vacinação Contra a Raiva no município. A imunização é gratuita e todos os animais a partir de três meses de idade devem ser vacinados.

Conforme a secretária Municipal de Saúde, enfermeira Adriana Tobal, a raiva é transmitida por meio do vírus contido na saliva do animal infectado, pela mordedura e mais raramente pela lambida em feridas abertas, mucosas ou por arranhões. “Em caso de ataque animal, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda lavar o ferimento imediatamente com água e sabão e procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima para receber o tratamento adequado”, alerta a gestora.

O foco da campanha neste ano é na zona rural. “Vamos contar com uma equipe itinerante que vai percorrer as comunidades rurais no período de 04 a 22 de setembro”, explica a secretária Adriana Tobal ao lembrar que em 28 de setembro (quinta-feira) comemora-se o Dia Nacional de Combate a Raiva e para melhor atender a população da zona urbana, a equipe de Vigilância Sanitária terá das 7h às 11h e das 13h às 17h um Ponto de Atendimento na Avenida José Ferreira da Costa próximo ao Mercado do Produtor.

“Já o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Raiva será em 30 de setembro (sábado) das 8h às 17 horas. As equipes de saúde vão atender em seis pontos, sendo eles: Rodoviária; Praça Central Manoel Romualdo Gonçalves; Praça da Vila Nunes; Mercado do Produtor; Praça do Vale do Amanhecer e no Mega Atacadista”, complementa a coordenadora de Vigilância em Saúde Laura Viviane G. de Oliveira Rodrigues.

Confira abaixo o cronograma de vacinação na Zona Rural que será realizado no período de 04 a 22 de setembro;

04/09 (segunda-feira) – Região da Baús;
05/09 e 06/09 (terça e quarta-feira) – Região da Lage; Região da Capela; Região do Gaúcho Pobre; Região do Bolicho Seco;
08/09 e 11/09 (sexta e segunda-feira) – Região do Curralinho;
12/09 e 13/09 (terça e quarta-feira) – Região São Marcos; Região da Cabeceira da Formiga; Região Monarca;
14/09 (quinta-feira) – Região do Morro Alto; Região da Fazenda Planalto; Região da Fazenda Germinex;
15/09 e 18/09 (sexta e segunda-feira) – Região do Jaurú; Região da Guanabara; Região da Piacatu;
19/09 (terça-feira) – Região da Lagoinha; Região da Serrinha; região da Cabeceira da Vaca;
20/09 e 21/09 (quarta e quinta-feira) – Região da Furnas do Indaiá; região do Bauzinho;
22/09 (sexta-feira) – Região da Macaúba; Região da Formiga.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS