Cotidiano | Roberto Abib | 22/05/2012 10h49

Administração elabora diagnóstico habitacional no Taboado

Compartilhe:
Somente seis cidades do Estado foram contempladas com recurso para elaboração do Plano Somente seis cidades do Estado foram contempladas com recurso para elaboração do Plano (Foto: Gilberto. F. Cruz)

O município de Aparecida do Taboado está entre as seis cidades do Estado que estão em processo de elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social. Na manhã desta segunda-feira, 21 de maio, a Administração Municipal apresentou o resultado do diagnóstico para apreciação do grupo de trabalho, formado pelos vereadores, secretariado e presidentes de bairro. O prefeito Municipal de Aparecida do Taboado, André Alves Ferreira participou da reunião.

A elaboração do plano local de habitação teve início em setembro do ano passado com o estudo da metodologia que iria nortear as estratégias de planejamento do plano. A fase teve a participação de representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social, Planejamento, Administração e Obras e representantes de Associações de Moradores.

De acordo com a arquiteta urbanista, Giovane Chaparro, o diagnóstico dividiu a cidade em cinco regiões na qual foi identificado o perfil da população e a infraestrutura. “No estudo identificamos uma necessidades nas melhorias dos equipamentos urbanos (praças, áreas de lazer, cultura, postos de saúde e segurança) e habitação adequada. Portanto, trabalharemos com esse diagnóstico para atender a necessidade de moradia digna da população”, comenta a arquiteta, que explica que o estudo seguiu uma sequencia macro à micro em Aparecida do Taboado. 

Giovane ainda explica que a moradia adequada não se limita ao terreno. “A moradia precisa estar cercada por saneamento básico, energia, abastecimento de água, esgotamento sanitário, pavimentação, delimitação de áreas públicas (coleta de lixo, iluminação pública, arborização) e coletivas”, explica.

A técnica do setor de Habitação, Analice Gonçalves, enfatiza que a elaboração do Plano só foi possível em Aparecida do Taboado por atender as condições do Sistema Nacional de Habitação; por ter Fundo Municipal de Habitação, Conselho Municipal de Habitação e por ter cadastrado o projeto no sistema junto ao Ministério das Cidades.

“Reorganizar e planejar o município é um dos focos da nossa administração, pois estamos em processo de elaboração não só do Plano do setor habitacional, mas como do município de maneira geral com a elaboração do nosso Plano Diretor Participativo. Essas ações visam preparar o município para o desenvolvimento que vem sofrendo”, ressaltou o prefeito André Alves Ferreira.

 

 

 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS