Cotidiano | Roberto Abib | 24/05/2012 10h11

Município realiza I Forum dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu nesta quarta-feira, 23 de maio, o I ForumMunicipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com o Tema “Um Olhar através da convenção sobre os Direitos a Pessoa, da ONU: novas perspectivas e desafios, o encontro foi realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e contoucom a presença do Prefeito Municipal, André Alves Ferreira (PMDB).

“A deficiênciado olhar e do espírito é muito mais preocupante do que a deficiência física”,ressaltou o prefeito municipal, André Alves. Encerrando o discurso, André
declamou um poema de Artur Távora, intitulado A Alma dos Diferentes.

O Fórum teve o objetivo de elaborar propostas junto à comunidade, poder público, sociedade civil e usuários para serem levadas na convenção estadual que acontecerá no mês de agosto, nos dias 9 e 10.

Para o palestrante e membro do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Naelson Ferreira, a sociedade civil de Aparecida do Taboado demonstrou um forte engajamento junto ao poder público no que tange os direitos da pessoa com deficiência. “Hoje a pessoa com deficiência não é vista como coitadas; elas são vistas como pessoas com direitos e deveres. E dentro desses direitos está o direito de trabalhar, de ir e vir, lazer, educação”, comenta Naelson.

O palestrante acrescenta que, na atualidade, a acessibilidade é o tema de maior discussão na reivindicação dos direitos da pessoa com deficiência. “A reivindicação é por vencer barreiras tanto arquitetônicas quanto culturais”, comenta Naelson.

O município de Aparecida do Taboado tem projeto de construir 400 rampas de acesso na cidade.

Os delegados escolhidos para representarem o município na convenção estadual são: Governamental: Lucimeire Oliveira Brandão de Queiroz, Benedito Leite Queiroz; Suplentes: Cleide Honorato e Janete Aparecida de Oliveira; Não-governamental: Ana Keila Menezes, Reginaldo Bezerra Barbosa; suplente: Joana Miranda Vaz.  

 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS