Curiosidades | Superinteressante | 08/03/2019 14h00

Homem encontra túmulo de 3400 anos de idade debaixo da sua fazenda

Compartilhe:

Era só mais um dia normal em uma fazenda na vila de Kentri, na parte sudeste da ilha de Creta, na Grécia. O dono do local, procurando um lugar para estacionar, encontrou uma vaga debaixo das sombras de uma de suas oliveiras. Mas, depois de descer do carro, reparou numa cratera – que havia surgido do nada, revelando um túmulo com caixões e artefatos de mais de 3,4 mil anos de idade.

Morar no berço da civilização ocidental tem dessas coisas. Após a descoberta (noticiada pelo Cretapost, caso você saiba ler grego), o fazendeiro entrou em contato com o Eforato de Antiguidades de Lassithi, ministério relacionado ao patrimônio nacional. Eles enviaram arqueólogos até o local para identificar os itens contidos na caverna, e estimaram que o que está ali pertence à civilização minoica, que viveu em Creta na Era de Bronze grega.

O buraco encontrado pelo fazendeiro, causado por um vazamento de um tubo de irrigação, revelou dois larnakes (caixão ornamentado e estreito usado pelos minoicos) e duas dúzias de vasos coloridos, além de dois esqueletos, um em cada caixão.

De acordo com um comunicado do Ministério da Cultura de lá, a análise preliminar estimou, a partir da cerâmica, que as peças datam de 1400 a.C. a 1200 a.C.. E a julgar pelos desenhos e inscrições que decoram as figuras, os homens enterrados ali eram de uma alta classe social.

O túmulo está 2,5 m abaixo do nível do solo, possui três nichos ornamentados e uma passagem, que fora fechada com pedras em algum momento da história. Os arqueólogos, agora, querem coletar o máximo de dados possível do local, que pode ajudar a entender melhor a vida em Creta naquele período. Mas ainda não foi desta vez que encontraram o mítico labirinto do Minotauro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS