Dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC)

"/>
Economia | Com Fecomércio-MS | 13/11/2018 15h00

18,5% das famílias não conseguirão pagar as contas de outubro no MS

Compartilhe:

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostra aumento no número de famílias que não vão conseguir pagar as contas, em MS: 18,5% em outubro contra 15,3% em setembro. O indicador de pessoas com conta em atraso também teve um leve aumento: 33,9% (outubro) contra 32,2% (setembro). Apesar dos números, o total de endividados em outubro foi ligeiramente inferior ao de setembro: 58,1% contra 58,9%, respectivamente. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC).

Segundo a economista Daniela Teixeira, que o endividamento não necessariamente implica na inadimplência, mas simplesmente no fato de contrair uma dívida. “Vale ressaltar que se consideram contas em atraso, aquelas dívidas que estão vencidas por até três meses, acima de três meses o consumidor entra em uma nova categoria a do inadimplente”.

Segundo os entrevistados, as dívidas são com cartão de crédito (63,8%), carnês (25%) e crédito pessoal (12,8%). “Em setembro, segundo a PEIC, o percentual de pessoas com dívidas com cartão de crédito era de 66,1 %. Provavelmente, essa redução do percentual de dívidas com o cartão crédito de um mês para outro, pode ter contribuído para a leve queda no índice de endividamento das famílias", sugere Daniela.

Outubro e novembro, tirando a sazonalidade do Dia das Crianças – após esse evento, tradicionalmente, o mês de novembro tende a deter menores resultados com vendas. “As pessoas estão se programando para gastos com Natal e final de ano e, por isso, é importante que o empresário aposte em alternativas como as decorações de natal, Black Friday e outras promoções do gênero, a fim de manterem algum caixa e conseguirem renovar o estoque para o próximo mês”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-MS, Edison Araújo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS