Educação | Com Fiems | 03/06/2019 13h00

Alunos de Três Lagoas constroem “réplica” de máquina de Raio X

Compartilhe:

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental concluíram os conteúdos sobre sistema respiratório, digestivo e circulatório com a construção de uma “réplica” de uma máquina de Raio X para mostrar o interior do corpo humano. Sob a orientação da professora Gisleine Rodrigues de Lucena, os estudantes visualizaram no aparelho de XDS da escola as imagens dos órgãos humanos em 3D.

Após isso, ela lançou a proposta de explorar as estruturas do corpo relacionadas à circulação, à respiração e à digestão por meio da confecção de uma máquina que permitisse “ver” o corpo em seu interior de forma detalhada, explicitando a ideia de que as partes compõem o todo que é o organismo. As classes dos 5º anos do Ensino Fundamental foram incentivadas a expressar conhecimento por desenho de um dos órgãos do corpo relacionados ao tema já citado.

Depois disso, eles colocaram em uma caixa vazada de papelão toda decorada, reproduzindo a aparência de um Raio X. Alguns alunos escolheram colegas e até mesmo a professora para posicionar a caixa em frente ao “paciente” e simular um diagnóstico ou observação do órgão em estudo.

“Com esta proposta de trabalho, a professora aliou uma ferramenta tecnológica avançada que temos na escola que é o aparelho de XDS, que usando os óculos 3D, os alunos visualizam com nitidez imagens favorecendo a compreensão dos conteúdos, à construção manual de um aparelho de RX, simulando situações de consulta médica possibilitando através da ludicidade, a consolidação da aprendizagem”, disse a diretora Zuleica Alves Guimarães.

A professora Gisleine Rodrigues de Lucena completa que a aula propiciou a concretização do estudo dos conteúdos teóricos. “Por meio dessa experiência, reafirmamos o aprendizado dos alunos, trazendo curiosidades, complementos e se caracterizando como médicos (estetoscópios e jalecos) para suas apresentações”, disse.

Os estudantes adoraram o experimento. “O que mais gostei da aula é que aprendemos visualizando no XD as imagens do sistema respiratório e o coração e depois reproduzimos as imagens na caixa de raio X”, disse Myrella de Araújo Machado.

“Eu aprendi muito nessa aula com as caixas dos meus colegas e ainda mais com a minha caixa que pesquisei sobre os pulmões, em especial sobre bronquite”, completou Mateus Sant’Anna Dainezi. “A aula foi prática e divertida pois alguns de meus colegas acharam que eram verdadeiros médicos explicando suas máquinas de ver por dentro do corpo”, finalizou Anny Beatriz Rodrigues.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS