Educação | Com Sesi | 12/08/2019 10h02

Alunos do Sesi de Três Lagoas visitam Cinturão Verde

Compartilhe:

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Três Lagoas fizeram uma visita ao Cinturão Verde do município, com o objetivo de reforçar o conteúdo teórico da sala de aula com a prática, e conhecer mais sobre a integração e organização territorial do meio rural com o urbano, bem como o processo econômico e qualidade de vida.

Os professores Luciano Grechia, da disciplina de Geografia, e Alessandro, de Biologia, acompanharam os estudantes durante a visita. A visita teve início com o proprietário do sítio, Canudo, falando sobre o processo histórico da formação do Cinturão Verde, seu modo de vida e organização social. Em seguida, mostrou sua propriedade explicando sobre o plantio de hortaliças, sistema de irrigação e adubação orgânica, e ressaltou para os alunos a importância da alimentação saudável na saúde e o bem-estar das pessoas.

Os alunos conheceram a horta em formato de mandala, onde o plantio é feito em forma circular e consorciados entre si e, ao centro, um galinheiro. Após conhecerem o local, fizeram um lanche coletivo e tiveram a oportunidade de provar um caldo de cana. Depois do aprendizado a visita terminou com o senhor Canudo tocando uma moda de viola.

A coordenadora da Escola do Sesi do Três Lagoas, Eliana da Silva Ferreira, comenta. “As observações feitas nesta aula de campo contribuíram para a compreensão e análise dos diversos aspectos apontados pelos professores em sala de aula. A saída de campo é uma forma de interagir com o meio que foi pesquisado, o que torna a aprendizagem contextualizada e significativa”, afirma.

Os alunos também comentaram sobre a experiência e como foi a visita. “Com essa visita, tivemos a oportunidade de ver de perto como funciona a agricultura familiar, auxiliando na disciplina de Geografia. Vendo a plantação do senhor Canudo, concluímos que é possível produzir produtos alimentícios sem agrotóxicos e de boa qualidade”, diz Isabele de Campos Araújo.

“Esta aula de campo me ajudou a entender a importância dos produtos orgânicos, o quão prejudicial e nocivos são os agrotóxicos e a esclarecer a ideia que eu tinha sobre os alimentos orgânicos. Não há aceleração no seu crescimento, o alimento vai crescendo de acordo com a natureza, sem venenos tornando assim mais saudável. A visita foi maravilhosa”, finalizou o aluno Danilo Pereira de Souza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS