Educação | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 27/03/2018 10h00

Aparecida do Taboado promoveu oficina sobre a importância do Turismo para a economia local

Compartilhe:

O município de Aparecida do Taboado foi sede na sexta-feira, dia 23, da segunda de três oficinas de capacitação do projeto “O turismo como indutor do fortalecimento das economias locais: o desenvolvimento regional na Costa Leste de Mato Grosso do Sul”, desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O encontro reuniu os membros do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade, além de pessoas ligadas ao segmentos de turismo da região, e colocou em debate a questão turismo x economia.

De acordo com o professor Luiz Netto, responsável pelo estudo, o objetivo da oficina foi discutir as possibilidades do desenvolvimento e a consolidação de produtos e atividades relacionadas ao Turismo na Região Costa Leste, além de fomentar a ideia de que o Turismo nas regiões são viáveis como atividade econômica geradora de empregos e fonte de renda para os empreendedores e futuros empreendedores.

“O nosso objetivo com esse projeto é conhecer as potencialidades turísticas das cidades da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul e criar mecanismos para desenvolver a atividade em cada uma delas”, explicou o Professor. “Não tenho dúvidas em afirmar que que o turismo pode ser viável para os empreendedores, desde que não dependam de verbas do governo e saiam da zona de conforto”, afirmou ele.

O professor explicou aos presentes que todas as cidades presentes na oficina tem um amplo potencial turístico, mas é necessário fazer uma análise dos principais eventos e potenciais, para que depois seja realizada uma rota turística. “A Costa Leste do nosso Estado tem um amplo potencial turístico, temos que nos unir para começar a explorar isso, e consequentemente melhorar a economia local”.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, e conselheira do COMTUR, Dulce Lima, ressaltou a importância de que todos se unam para que juntos possam desenvolver um calendário de eventos para incentivar que as pessoas visitem a cidade durante todo o período do ano, e não somente em uma data específica, e consequentemente aqueça a economia local. “Temos em nossa cidade vários locais que podem ser explorados turisticamente, temos que nos organizar para elaborar um projeto e começar a divulgar esses pontos, principalmente para a população aparecidense que muitas vezes desconhece a existência deles”, falou.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Vitor Donizete Martins analisou a oficina muito produtiva. “Aparecida do Taboado tem m amplo potencial para explorar o turismo e “vamos juntos tornar isso realidade”, afirmou. “O COMTUR atua de forma a debater as políticas voltadas para fomentar o turismo em Aparecida do Taboado, apontando soluções para melhorar o panorama atual. Temos muitos locais que podem e devem ser explorados”, ressaltou.

Ao finalizar o encontro o professor Luiz Netto lembrou que em breve será realizada a terceira oficina do projeto, e que mais pessoas possam prestigiar o encontro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS