Educação | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 23/01/2018 08h30

Aparecida do Taboado tem primeiro vestibular de ensino superior

Compartilhe:

A cidade de Aparecida do Taboado comemora a conquista de ter, pela primeira vez na história, uma Universidade Pública. No domingo (21), foi realizado o primeiro Processo Seletivo do polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), instalada na Escola Municipal João Chama.

 

A aplicação da prova ocorreu nas escolas João Chama e Frei Vital de Garibaldi e foi coordenada pela FAPEMS (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul). Cerca de 500 candidatos, da cidade e também de outras regiões distantes, fizeram a prova para concorrer a uma das 350 vagas disponíveis, para os cursos de graduação em Pedagogia, Administração Pública e pós graduação em Gestão Pública.

 

Para o curso em Administração Pública foram abertas 100 vagas; para Pedagogia, 150 vagas; já para a pós-graduação em Gestão Pública foram abertas 100 vagas.

 

O prefeito Robinho Samara acompanhou a chegada dos candidatos para a aplicação da prova. “É um dia de muita alegria para nós, gestores de Aparecida do Taboado. Pela primeira vez na história a cidade conta com Ensino Superior reconhecido pelo MEC [Ministério da Educação], através da UAB, instalada na Escola Municipal João Chama. Após muita luta e esforço em conjunto podemos dizer com orgulho que hoje temos uma Universidade Pública de boa qualidade em nosso município. Iremos continuar trabalhando para ampliar ainda mais o número de cursos superiores em nossa cidade”, falou o prefeito.

 

Também estiveram presentes nas escolas a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos; o coordenador local da UAB, Joaquim Donizete de Matos e o Chefe de Gabinete, José Rodrigues de Matos.

 

Além de centenas de moradores de Aparecida do Taboado, candidatos vindos de toda parte participaram do processo seletivo. A prova contou com moradores da região, cidades do Estado de São Paulo e de outros vindos de longe, como participantes de Campo Grande, distante a 457 KM; e Sonora-MS, com distância superior a 600 KM.

 

O aparecidense Juner Cezar Pereira da Costa, formado em contabilidade, atualmente Secretário de Fazenda e Planejamento do município não perdeu a oportunidade de prestar o processo seletivo. “Todo conhecimento é bom. Para a gente que trabalha na área pública uma oportunidade como essa é muito importante participar. Quero aprimorar meus conhecimentos e cada vez mais melhorar a nossa gestão pública do nosso município, pois todos nós aparecidenses merecemos”, disse.

 

Candidata a uma das vagas de pós graduação de gestão pública, Fernanda Ribeiro Faquineti Barbosa, se deslocou de Paranaíba até Aparecida do Taboado para prestar o processo seletivo. Alexandre Nunes dos Santos, veio da cidade de Três Lagoas, em busca de aprimorar seus conhecimentos com a pós-graduação. “Eu vi a oportunidade na internet e queria fazer uma pós-graduação para melhorar a minha situação no meu serviço”, declarou.

 

Assim como Alexandre, quem também pegou a estrada de Nova Canaã Paulista-SP para comparecer ao processo seletivo em Aparecida do Taboado foi Cláudio Manuel Joaquim; Paulo Cesar da Silva Cruz Filho e Marcos Antônio Coutinho Bonig vieram da Capital; Francis Flávio Tadano Araújo Freire, rodou mais de 600 KM de Sonora até Aparecida do Taboado. Estes são alguns exemplos da repercussão positiva da UAB na cidade.

 

Francis Flávio, por exemplo, contou que atualmente trabalha na Administração Pública, na Polícia Civil, e quando leu o edital do processo seletivo enxergou uma oportunidade para ampliar seus conhecimentos na área. “É uma oportunidade impar para a gente se especializar e melhorar inclusive o nosso trabalho frente à administração pública”, ressaltou.

 

Marcos Antônio Coutinho, formado em Administração Pública, salientou que se dispôs a viajar de Campo Grande ao município com a ideia de crescimento profissional e principalmente de atualização frente ao mercado competitivo existente. “Quando falamos em Administração Pública, percebemos que a UEMS é uma instituição que vai nos proporcionar um ensino de qualidade. E para quem está neste meio também, sem dúvida alguma, vai contribuir para atividades profissionais no dia a dia de trabalho. Sem contar que o ensino à distância facilita para nós que moramos em outra cidade, tenho certeza que o curso vai agregar muito profissionalmente”, disse o candidato.

 

A FAPEMS disponibilizará o gabarito em seu site (www.fundacaofapems.org.br) no dia 23 de janeiro. O prazo para recurso foi marcado para os dias 24 e 25 de janeiro. A divulgação do resultado final será até o dia 02 de fevereiro.

 

O período de matrícula no polo foi agendado para ocorrer de 5 a 8 de fevereiro. Segundo o cronograma disponibilizado pela Fundação, a previsão para o início das aulas é dia 17 de fevereiro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS