Educação | Com Portal do MS | 26/03/2018 10h40

Bibliotecas de MS são selecionadas em programa internacional

Compartilhe:

Mais três bibliotecas públicas de Mato Grosso do Sul foram incluídas no programa Conecta, patrocinado pela Fundação Bill Gates. As bibliotecas públicas Municipal de Chapadão do Sul; Municipal de Terenos e a Cristóvão Ferreira, de Corguinho, agora fazem parte do programa, com as já selecionadas bibliotecas públicas Francisco Alves Correa, de Aquidauana; Municipal Dom Aquino, de Naviraí; Municipal Rosário Congro, de Três Lagoas, e a Municipal Professor Américo Rodrigues de Almeida, de Rio Negro.

O Sistema Estadual de Bibliotecas de Mato Grosso do Sul em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas participará, com as sete bibliotecas públicas selecionadas no Estado de Mato Grosso do Sul, do II Encontro Nacional do Conecta Biblioteca que acontecerá em maio de 2018 no Estado do Rio de Janeiro. O programa Conecta Bibliotecca reunirá cerca de 200 participantes das duas fases do programa. A etapa inicial tem o objetivo de formar profissionais em pesquisas de comunidade a fim de coletar dados para identificar as demandas da população para o equipamento cultural e desenvolvimento educacional.

O objetivo também é incentivar a transformação social por meio das bibliotecas públicas, visando à sustentabilidade das ações e ao aumento em 60% do número de novos visitantes dessas bibliotecas.

O Conecta Biblioteca, patrocinado da Fundação Bill & Melinda Gates e realizado pela Organização Social Recode e Caravan Studios, ancora-se em três pilares: sustentabilidade, fortalecimento das habilidades dos profissionais e aumento do número de usuários de bibliotecas. O programa tem previsão de término para 2020 e possui o compromisso de sistematizar todos os materiais produzidos, que serão disseminados entre as seis mil bibliotecas em funcionamento no País.

Para a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul – sistema que é vinculado à Fundação de Cultura de MS (FCMS), Melly Senna, a importância do projeto é o seu caráter de valorização das bibliotecas. “Os bibliotecários vão passar por uma formação sobre o estudo das comunidades, uma capacitação para desenvolver nas bibliotecas um modelo de gestão participativa. A partir desse encontro nacional, os municípios participantes receberão cursos de formação presenciais e a distância. O Sistema vai estar diretamente envolvido em todo o processo”.

Para saber mais sobre o programa acesse este link.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS